Ecoponto de Jabaeté inaugurado pela EDP já garantiu o descarte correto de mais de uma tonelada de resíduos
Em 15 dias de funcionamento, o Ecoponto recebeu 1,2 tonelada de resíduos, e gerou renda para famílias da comunidade
Instituto EDP Meio Ambiente

Data da publicação: 20/04/2023

O balanço do primeiro Ecoponto de Jabaeté, uma iniciativa da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, por meio do Instituto EDP, mostra que a comunidade aderiu à causa da reciclagem. Nos primeiros 15 dias de funcionamento, foi entregue 1,2 tonelada de resíduos no local de descarte, que contou com o manuseio, limpeza e separação dos próprios moradores, sendo majoritariamente materiais metálicos e vidros. A quantidade de material recolhido foi convertida em dinheiro e gerou renda para famílias da comunidade.

Para receber a bonificação, que é creditada em uma conta digital que pode ser movimentada por meio de PIX ou cartão, sob gestão do parceiro Coletando Soluções, o despejo correto dos moradores deve alcançar a quantia inicial de R$ 30, com base no material entregue.

Até o momento, 34 famílias da comunidade estão cadastradas e entregando materiais no Ecoponto e, nos primeiros 15 dias de funcionamento do projeto, 10 delas realizaram entregas com valor superior ao exigido para movimentação da conta digital, e já podem utilizar o saldo para fazer compras e movimentar a economia do bairro. Mais de mil famílias do entorno poderão ser impactadas pelo projeto.

“O Ecoponto de Jabaeté é uma iniciativa idealizada com a comunidade para conscientizar sobre o consumo responsável e econômico. A EDP já faz um trabalho educativo robusto em toda sua área de distribuição com foco na economia de energia e eficiência energética. Este novo projeto é direcionado ao tema educação ambiental e representa a oportunidade de expandir essa atuação junto à comunidade, envolvendo pessoas de todas as idades, e contribuindo, ainda, para a geração de renda local”, avalia o diretor de Sustentabilidade da EDP, Dominic Schmal. 

Os moradores interessados de Jabaeté e de bairros vizinhos podem se dirigir ao local para realizar o cadastramento e iniciar a entrega dos resíduos gerados em suas casas. Estrategicamente localizado próximo ao CRAS e em frente à Polícia Militar, o Ecoponto oferece também esclarecimentos e orientações gerais sobre educação ambiental. Desde o início da operação, estão sendo realizados de 10 a 12 atendimentos por dia.

As empreendedoras Solange da Silva e Francieli Nunes são as responsáveis pela administração do Ecoponto, que opera de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h, com intervalo de uma hora para o almoço, e, aos sábados das 9h às 12h. Solange e Francieli também fazem parte do projeto social “Tons de Amora”, uma das organizações sociais parceiras do Comunidade IN, programa realizado pela EDP em Jabaeté desde 2021. O Comunidade IN se baseia no conceito de cidades inteligentes, e propõe realizar intervenções que possam despertar um processo de transformação e desenvolvimento social, ambiental e cultural da comunidade.  

Além do ponto de coleta fixo, o projeto conta ainda com um carrinho elétrico para facilitar a mobilidade entre os bairros mais próximos, aumentando assim a coleta de materiais. No segundo mês de funcionamento, o ecoponto de Jabaeté passará a servir também como um local de trocas de lâmpadas, de modo a colaborar com a eficiência energética da comunidade e estimular a conscientização do consumo sustentável de energia elétrica. 

O ecoponto de Jabaeté é uma iniciativa do Instituto EDP em parceria com a Coletando Soluções, com apoio da prefeitura de Vila Velha.