Micro e mini geração distribuída
Gere sua energia limpa através de fontes renováveis de maneira econômica e sustentável

O que é?

É o processo que permite ao cliente instalar em sua unidade consumidora geradores de fontes renováveis de energia solar, eólica, biomassa, hídrica e cogeração qualificada. A energia gerada no mês é descontada da energia consumida, proporcionando uma redução no valor da conta de energia do cliente.

Existem dois tipos de geração distribuída: a microgeração e a minigeração. A diferença entre elas está na potência da geração, conforme descrito abaixo:

Microgeração distribuída

Central geradora de energia elétrica cuja potência instalada é de até 75 kW. Os custos para a adequação do sistema de medição são de responsabilidade da EDP.

Minigeração distribuída

Central geradora de energia elétrica cuja potência instalada é superior a 75 kW e menor ou igual a 5 MW. Os custos para a adequação do sistema de medição são de responsabilidade do consumidor.

Obs.: A implementação desse sistema deve ser previamente aprovada pela EDP e a geração de energia começa somente após a vistoria e substituição do medidor.

banner

Importante! Apenas os consumidores cativos da distribuidora podem solicitar e aderir à Geração Distribuída, sejam clientes atendidos pela rede de Baixa Tensão (monofásicos, bifásicos e trifásicos) ou pela rede de Média e Alta tensão.

Modalidades de compensação

Autoconsumo remoto (mesma titularidade)

Unidades consumidoras de titularidade de uma mesma pessoa jurídica, incluídas matriz e filial, ou mesma pessoa física que possua unidade consumidora com microgeração ou minigeração distribuída em local diferente das unidades consumidoras, dentro da mesma área de concessão ou permissão, nas quais a energia excedente será compensada.

Geração compartilhada (consórcios e cooperativas)

Caracterizada pela reunião de consumidores, na área de concessão da EDP, por meio de consórcio ou cooperativa, composta por pessoa física ou jurídica, que possua unidade consumidora com microgeração ou minigeração distribuída em local diferente das unidades consumidoras nas quais a energia excedente será compensada, ou seja, podendo ser de titularidades distintas.

Empreendimento com múltiplas unidades consumidoras (condomínios)

Caracterizado pela unidade consumidora referente às áreas de uso comum do condomínio, com microgeração ou minigeração conectada, desde que as unidades consumidoras (apartamentos) estejam localizadas em uma mesma propriedade ou em propriedades próximas. É vedada a utilização de vias públicas, de passagem aérea ou subterrânea e de propriedades de terceiros não integrantes do empreendimento.

Veja mais informações sobre a Geração Distribuída no site da Aneel.

Resoluções e normas técnicas

Antes de iniciar um projeto de Geração Distribuída é muito importante se atentar às normas técnicas e resoluções vigentes

Resolução vigente da Aneel
Norma técnica para baixa tensão
Norma técnica para média ou alta tensão
Módulo 3 - Prodist

Cartilha de geração distribuída

Entenda todo o processo de geração distribuída acessando a nossa cartilha. Tenha em sua mão o passo a passo e os prazos dos serviços disponíveis.

guarde e compartilhe

Dúvidas frequentes