Denúncias de fraude
Denuncie as instalações clandestinas - ou gatos.

O que é o gato, e por que ele é perigoso.

A instalação elétrica clandestina - mais conhecida como gato - é feita diretamente na rede elétrica e sem o apoio técnico da distribuidora. Isso torna estas instalações inseguras, pondo em risco os próprios usuários, os vizinhos, e pessoas que passem perto da ligação irregular, já que esta pode gerar choques elétricos, curtos-circuitos e incêndio, causando acidentes.

Esse tipo de instalação pode danificar aparelhos elétricos e afetar a qualidade da distribuição de energia; pode provocar interrupções no fornecimento e causar danos aos equipamentos e condutores da rede elétrica.

O gato é um furto que não traz perdas apenas para a Concessionária. Os maiores lesados são os próprios clientes. Como a tarifa abrange as perdas elétricas, o custo da energia usada irregularmente pelas pessoas que cometem esse crime é parcialmente repassado a todos os usuários da rede. Somada a esta perda, os impostos não pagos implicam em menos melhorias nas áreas públicas.

O furto de energia, assim como o de cabos, é um crime previsto no Artigo 155 do código Penal Brasileiro – Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 01 (um) a 04 (quatro) anos, e multa.

Se você conhece alguém que não consegue pagar sua conta de energia por problemas financeiros, oriente a usar a Tarifa social.

Denuncie. Garantimos sigilo total e absoluto quanto ao remetente. Assumimos o compromisso de inspecionar com a máxima urgência.​

 

Para denunciar você pode preencher o formulário abaixo ou utilizar nossos Canais de atendimento.

Denúncia de fraude

Quer saber como se proteger de irregularidades. Se ligue nas dicas!

  • Troque a titularidade da conta de energia sempre que alugar, arrendar ou comprar um imóvel - solicite sua troca de titularidade aqui.

  • Fique atento a grandes alterações no consumo de sua conta, para menos ou para mais. Caso necessário solicite uma inspeção em nossos canais de atendimento.

  • Verifique se o medidor apresenta alguma anormalidade - Display apagado, disco travado, danos quaisquer ou mesmo ausência do relógio de medição - caso identifique algo entre em contato com a EDP.

Perguntas frequentes

É toda ação executada em desacordo e/ou consentimento da distribuidora de energia.

Exemplo:  A “auto religação” é uma ação realizada pelo consumidor que religue sua energia sem autorização da EDP após a suspensão do seu fornecimento por débito. Esse procedimento irregular não traz prejuízos em energia a Distribuidora tendo que seu consumo é registrado pelo sistema de medição da unidade consumidora, entretanto está em desacordo com os deveres do cliente.