Agentes da Boa Energia da EDP visitam moradores em Taubaté, para substituir até 13.500 lâmpadas por LED
Serão visitadas mais de 3.600 residências do bairro até o dia 31 de agosto
Eficiência Energética

Data da publicação: 14/08/2025

Os Agentes da Boa Energia, da EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba, estarão no bairro Cecap, em Taubaté, até dia 31 de agosto, visitando os moradores para realizar, gratuitamente, a substituição de até 13.500 lâmpadas residenciais de maior consumo por modelos de LED, que consomem menos energia. No total, mais de 3.600 residências estão mapeadas para visita.

Além da troca das lâmpadas, durante a visita porta a porta, os técnicos reforçam com os moradores sobre consumo consciente e realizam, quando possível, o cadastro de famílias no benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica, que oferece isenção de cobrança no consumo mensal de energia até 80kWh às famílias de baixa renda. Os moradores recebem também informações sobre negociação de eventuais débitos com condições diferenciadas.

“Esta ação busca ampliar a conscientização das pessoas ao uso seguro e mais consciente da energia elétrica, e a substituição das lâmpadas de maior consumo por LED, contribui de forma concreta na redução do consumo, e consequentemente, com a saúde financeira das famílias”, destaca Roberto Miranda, gestor da EDP. Cada cliente tem direito de substituir até cinco lâmpadas, sendo que todos os itens recolhidos durante a ação serão encaminhados para o descarte ecologicamente correto.

A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (PEE ANEEL) e visa auxiliar a redução do consumo de energia elétrica de famílias de baixa renda de forma efetiva, já que a iluminação, dependendo dos hábitos de uso, pode representar cerca de 10% da conta de energia de uma residência.


Tarifa Social de Energia

A EDP promove uma estratégia de busca ativa nas comunidades para ampliar a adesão das famílias ao benefício. Conforme as regras determinadas pela Medida Provisória 1300/2025, que está em fase de tramitação no Congresso Nacional e é válida para todo o Brasil, as famílias inscritas no programa têm isenção de cobrança no consumo mensal de energia até 80kWh.

A atualização cadastral para começar a receber o benefício também pode ser realizada pelo site, informando o número da instalação e os dados referentes ao CadÚnico. Com a validação das informações, o desconto já é aplicado a partir da próxima fatura. Vale lembrar que, para o recebimento do benefício, não é obrigatório que o membro familiar seja o titular da conta de energia. Basta apenas informar o vínculo com o imóvel.