outros sites

Uma empresa global
de energia, líder
em criação de valor.

EDP Brasil

#seliganasegurança

Segurança com Energia Elétrica

- Se liga na segurança -

Todos nós somos responsáveis pela segurança de nossos familiares, amigos e comunidade, e devemos atuar como agentes de informação para evitar acidentes. Muitas situações do nosso dia a dia, que às vezes parecem inofensivas, escondem riscos e perigos.

Você sabia que 30% dos acidentes que acontecem com a rede elétrica são fatais? Vamos agir juntos para mudar as estatísticas e eliminar os acidentes com a rede elétrica.

Para a EDP a vida vem sempre em primeiro lugar. Mantenha sempre a distância da rede elétrica. Por isso, convidamos você a conhecer as nossas dicas de segurança com a rede elétrica e ficar atento, orientando sempre que possível alguém que esteja em situação de risco.

Não se desligue da segurança. Ela também depende de você.

Assista o vídeo que preparamos para você com algumas dicas e orientações de segurança.

- Dicas de Segurança -

Veja as dicas que preparamos para que você possa estar ligado quando o assunto é rede elétrica.

#seliganasegurança

Segurança com Pipas

Cuidado! Na hora de se divertir opte por locais apropriados, como áreas abertas e distantes da rede elétrica. O contato com os fios de energia pode ser fatal, além de provocar interrupções de energia devido ao impacto causado pelo choque elétrico. Pipas que usam material ou fio metálico são perigosas, pois o metal conduz eletricidade.

Construção e Reformas

Todo cuidado é pouco, especialmente em construções em lajes, telhados e acima do segundo pavimento, pois esses espaços ficam mais perto dos fios de alta tensão. Nunca aproxime barras de ferro, réguas de alumínio, arames, calhas e outros materiais metálicos da rede elétrica. Ao pintar fachadas, tenha muito cuidado para que os bastões dos rolos de pintura não se aproximem da rede elétrica e verifique se os andaimes estão a uma distância segura dos cabos de alta tensão. Lembre-se: toda obra deve ter um responsável técnico.

Cabo eletrizado

Para a sua segurança, não se aproxime e nem toque em fios energizados. Para realizar avaliações e manutenções na rede elétrica, apenas profissionais qualificados para o serviço.

Intervenção em Rede Elétrica

Não lance objetos na rede elétrica, é muito perigoso e pode causar prejuízos. Esta ação além de por sua vida em risco pode causar rompimento de cabos energizados, curto-circuito e comprometer o fornecimento de energia da região. E caso haja a ocorrência de objetos pendurados em cabos, não tente retirá-los, acione a EDP para que a remoção seja realizada com segurança.

Ligação clandestina

Não faça ligações clandestinas na rede elétrica e ao presenciar alguém realizando tal ação, alerte-o ou acione a EDP. Esta prática, além de ilegal oferece riscos de acidente e prejuízo ao fornecimento de energia.

Cabo de energia partido

Nunca se aproxime de fios e cabos caídos no chão ou pendurados na rua e jamais toque em pessoas, árvores ou objetos em contato com a rede elétrica. Se um cabo cair em cima de seu carro e você estiver fora do veículo, não toque na lataria e afaste outras pessoas do local.

- Perguntas frequentes -

Veja abaixo as principais dúvidas sobre o tema da segurança com energia elétrica.

1. Como evitar acidentes com a energia elétrica em residências ou outros espaços de convivência?

É necessário realizar checagens no sistema elétrico de sua casa e até mesmo em locais de trabalho, por exemplo. Considerando a análise de tomadas e extensões para ter a certeza de que não estão sobrecarregadas. É importante examinar a fiação elétrica periodicamente para observar a ocorrência de fios desencapados, danificados ou colocados sob tapetes ou carpetes.

2. Posso realizar reparos e manutenções na rede elétrica por conta própria?

Não, é perigoso. Se for necessário fazer pequenos reparos, como a troca de um fusível ou disjuntor, deve chamar um profissional qualificado para o serviço, pois você pode se expor aos riscos com a eletricidade.

3. Quem deve executar serviços nas instalações elétricas?

Obras de reforma ou ampliação em instalações elétricas devem ser feitas por profissionais qualificados. De acordo com o estabelecido no Anexo II da Norma Regulamentadora NR-10, este profissional autorizado deve possuir treinamento específico sobre os riscos decorrentes do emprego da energia elétrica e as principais medidas de prevenção de acidentes em instalações elétricas.

4. Quais os cuidados que eu devo ter com a tomada?

Quando for ligar o seu eletrodoméstico na tomada, para sua segurança segure no plug (parte rígida isolante) e nunca no fio. Troque suas tomadas antigas e se for construir opte pelas novas tomadas que seguem o novo padrão brasileiro e as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a qual possui um novo design que evita choques elétricos. E atenção, fios desencapados oferecem perigo.

5. Tenho crianças em casa, o que devo fazer para mantê-los protegidos da energia elétrica?

O ideal é instalar protetores plásticos nas tomadas para evitar o contato direto de crianças e o risco de inserir objetos ou até mesmo os seus dedos. Não deixe que elas mexam em aparelhos elétricos ligados ou que toquem em fios.

6. Faltou energia só na minha casa, o que deve ter acontecido?

Cheque no seu disjuntor, que pode estar desligado, e se sim, você mesmo pode religá-lo. E se mesmo assim a energia não religar, pode ser algum defeito nas instalações da sua residência. Acione um eletricista!

7. Quais os cuidados a serem seguidos ao realizar a troca de lâmpadas?

Desligue a chave geral para fazer a instalação das lâmpadas. Caso não seja possível, desligue o interruptor. Não tocar na parte metálica quando for instalá-las. Não exagere na força ao rosquear, pois o vidro pode quebrar em suas mãos e lembre-se de executar a troca de forma segura (use escadas).

8. Como prevenir curto-circuito?

  • Não sobrecarregue as tomadas, usando benjamins, também conhecidos como “T's” e extensões de qualquer tipo;
  • Nunca use fios desencapados ou mal conservados;
  • Instalar tomadas próximo de locais onde há água é perigoso e oferece riscos;
  • Quando for viajar o recomendado é desligar todos os aparelhos da tomada, ou até mesmo a rede elétrica;
  • Não deixe cortinas e tapetes em contato com fios e tomadas, se acontecer um curto-circuito eles podem pegar fogo rapidamente;
  • Se o seu disjuntor desarmar com frequência chame imediatamente um eletricista para fazer a manutenção da rede elétrica da sua casa;
  • Você sabia? Que pelo menos a cada cinco anos é necessário fazer a manutenção de todo circuito elétrico da sua casa? Mas é importante lembrar que este serviço precisa ser realizado por um profissional qualificado;
  • Do medidor de energia para dentro da sua casa, a manutenção das instalações elétricas é de sua responsabilidade.

9. O que fazer quando alguém for atingido por um choque elétrico?

  • Em acidentes com eletricidade, é preciso ser rápido. Se você presenciar alguma vítima de choque elétrico, acione imediatamente o socorro médico;
  • É importante ter a certeza, antes de se aproximar e tocar na vítima ou do fio elétrico, se ambos estão energizados;
  • Em caso de acidente em instalações internas, desligue a tomada ou a chave geral. Se for um problema na rede elétrica externa, chame a EDP;
  • Quando não for possível desligar a fonte de energia, tente de forma segura afastar a vítima da fonte elétrica, removendo o fio ou a vítima com a ajuda de um material seco não condutor de energia, como objetos ou vara de madeira, cano plástico, panos grossos, cordas, etc.;
  • Cuidado ao tentar deslocar a vítima, dependendo de como for operado, pode-se complicar eventuais lesões, principalmente na coluna vertebral.

- Fique ligado! -


Sempre que você perceber alguma situação de risco ou ocorrências que prejudiquem e possa implicar em nossas atividades ou moradores da região, não deixe de nos avisar. Principalmente situações como:

  • Incêndio ou princípio de incêndio nas instalações da EDP;
  • Explosão ou vazamento em tanques subterrâneos identificados como propriedade da EDP;
  • Princípio ou ocorrências de vazamentos de óleo;
  • Invasão em instalações da EDP, especialmente que possuem ativos de Alta Tensão energizados;
  • Alagamentos ocorrendo dentro ou nas proximidades das instalações da EDP.

Se você presenciar alguma situação desse tipo, entre em contato pelo 0800 721 0123 em São paulo e 0800 721 0707 no Espírito Santo. A sua informação é muito importante para nós.