A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, realiza até o dia 18 de julho o programa Boa Energia nas Comunidades em Sooretama, com atendimento gratuito de casa em casa. Equipes uniformizadas e identificadas percorrerão as ruas dos bairros Vale do Sol, Salvador e Dalva Loureiro, levando serviços que incentivam a economia de energia, o consumo consciente e a eficiência elétrica.
As visitas acontecerão de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, com horários diferenciados no primeiro e no último dia. A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética da EDP, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com foco no apoio às famílias de baixa renda, na redução do consumo nas residências e na promoção de práticas sustentáveis.
Durante os atendimentos, será possível trocar até 10 lâmpadas antigas por modelos de LED, mais econômicos e duráveis. Para participar, o morador deve apresentar a conta de energia mais recente, um documento com foto (RG ou CNH) e entregar as lâmpadas antigas em funcionamento.
Também serão oferecidos cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede desconto de 100% no consumo de até 80 kWh por mês, além de negociação de débitos, alteração de titularidade, atualização cadastral e orientações personalizadas sobre o uso eficiente da energia.
A Tarifa Social é concedida automaticamente para as famílias que têm direito, porém, caso o cliente se enquadre nos critérios e não esteja inserido, pode solicitar por meios dos canais de atendimento da EDP. Todas as informações sobre as regras do benefício estão disponíveis no site www.edp.com.br/tarifasocial. Mais informações podem ser acessadas pelo WhatsApp (27) 99772-2549, através do 0800 721 0707 e nas agências de atendimento presencial.
Vale lembrar que não é obrigatório que o membro familiar seja o titular da conta de consumo, basta apenas informar o vínculo com o imóvel, e que só é permitido um beneficiário por instalação elétrica. Importante também sempre manter o cadastro atualizado junto ao CRAS do município.
Conforma os serviços oferecidos durante as visitas de casa em casa do projeto Boa Energia nas Comunidades em Sooretama:
- Troca gratuita de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por modelos de LED
- Cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE)
- Negociação de débitos com condições especiais
- Alteração de titularidade da conta de luz
- Atualização de dados cadastrais
Requisitos para se cadastrar na Tarifa Social
- Ter renda familiar mensal de até meio salário-mínimo por pessoa que vive na residência;
- Famílias com idosos de 65 anos ou pessoas com necessidades especiais que recebem BPC, o Benefício de Prestação Continuada da assistência social;
- Famílias inscritas no CadÚnico, com renda mensal de até 3 salários-mínimos, com pessoa portadora de doença ou patologia que demande o uso contínuo de aparelhos elétricos;
- Famílias indígenas e quilombolas;
- Estar inscrito no CadÚnico e com os dados atualizados no sistema;
- Famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal de até 3 salários-mínimos, que tenham no domicílio portador de doença ou pessoas com deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico exija o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo;
Cronograma da visita domiciliar | Sooretama – 07 a 18 de julho de 2025
Bairro Vale do Sol
- 08 e 09/07 (terça e quarta-feira): 8h30 às 16h
Bairro Salvador
- 10, 11 e 14/07 (quinta, sexta e segunda-feira): 8h30 às 16h
Bairro Dalva Loureiro
- 15 a 17/07 (terça a quinta-feira): 8h30 às 16h
- 18/07 (sexta-feira): 8h30 às 13h