Faça Fácil de Cariacica recebe tenda itinerante da EDP, que leva à população lâmpadas eficientes e facilita o cadastro na tarifa social
Com a apresentação de documento com foto, conta de luz mais recente e os equipamentos antigos, cada residência pode ganhar até seis lâmpadas LED
Eficiência Energética

Data da publicação: 11/07/2023

A Tenda Eficiente da Boa Energia – ponto de troca itinerante que tem percorrido comunidades de baixa renda da Grande Vitória - estará entre os dias 10 a 14 de julho no Faça Fácil de Cariacica, localizado na rodovia Leste-Oeste, em frente ao terminal de Campo Grande. A campanha da EDP, distribuidora de energia do Espírito Santo, promove a troca de lâmpadas obsoletas por equipamentos mais eficientes com tecnologia LED. No local, além da troca gratuita de até seis lâmpadas por residência, será possível ainda realizar o cadastro na Tarifa Social, benefício que concede desconto na conta de luz às famílias inscritas no CadÚnico.

A distribuidora prevê a troca de 60 mil lâmpadas até o fim do ano. A ação faz parte do Programa de Eficiência Energética–PEE da EDP, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que tem como objetivo incentivar a sustentabilidade e o consumo consciente por meio da substituição desses equipamentos. As cidades de Serra, Vitória e Cariacica já receberam a Tenda Eficiente da Boa Energia. A programação pode ser acompanhada no site da EDP: www.edp.com.br

A iluminação das residências, dependendo do hábito de consumo familiar, pode representar cerca de 15% do consumo total de energia.

Para realizar a troca das lâmpadas, o cliente deve residir na cidade e estar munido da última fatura de energia (classificação residencial) e documento de identidade. No local, o cliente poderá entregar até seis lâmpadas de maior consumo (incandescentes, alógenas ou fluorescentes compactas) para receber a mesma quantidade de equipamentos LED. Lembrando que as lâmpadas antigas precisam estar em funcionamento.

Tarifa Social

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa destinado a famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que concede desconto de até 65% no consumo de energia. O objetivo da Tarifa Social de Energia Elétrica é garantir o benefício do desconto na conta de luz às famílias em situação de vulnerabilidade social.

O consumidor que se enquadrar nos critérios do programa social pode realizar o cadastramento na Tenda Eficiente da Boa Energia. Para solicitar a inscrição, o cliente precisa estar com o NIS (Número de Identificação Social) e Código Familiar ativo no CadÚnico ou o número do benefício BPC (Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social).

Quem tem direito à Tarifa Social de Energia Elétrica

  • Famílias inscritas no Cadastro Único com renda familiar per capita menor ou igual a meio salário mínimo;
  • Idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC);
  • Famílias indígenas ou quilombolas com inscrição no CadÚnico;
  • Famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal de até 3 salários mínimos, que tenham no domicílio portador de doença ou pessoas com deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico exija o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo.
  • Para saber a renda per capita, é preciso somar todos os rendimentos recebidos pela família e dividir o valor total pelo número de integrantes, chegando ao valor final.

Documentos necessários para realizar o cadastro na EDP

  • Número de Identificação Social (NIS) – obtido na prefeitura por meio do CRAS;
  • Conta de energia;
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou Carteira de Identidade (ou outro documento de identificação social com foto) ou apenas Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI);
  • Para o caso família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de até 3 (três) salários mínimos, que tenha portador de doença ou deficiência cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de equipamentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica, é necessário apresentar o relatório e atestado subscrito por profissional médico;
  • Para família que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), é preciso informar o Número do Benefício (NB).

Documentos necessários para realizar a troca de lâmpada:

  • Apresentar conta/fatura de energia residencial recente;
  • Levar documentos (RG e CPF) de quem vai efetuar a troca;
  • Levar até 06 lâmpadas bulbo incandescentes e/ou fluorescentes funcionando para realizar a troca pelas lâmpadas LED, que trarão mais economia na conta de energia.

 

Tenda Eficiente da Boa Energia

Faça Fácil - Cariacica

Data: 10 a 14/07

Horário: 10 às 16h

Endereço: Rod. Leste-Oeste, 154 - Santo André, Cariacica - ES, 29144-794