Com patrocínio da EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico, a igreja Nossa Senhora da Ajuda, construção do século XVIII tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), localizada no distrito de Araçatiba, em Viana, será totalmente reformada. O anúncio da obra foi feito nesta segunda-feira (21), em cerimônia realizada no monumento com a presença do Diretor de Distribuição da EDP no Espírito Santo, Fernando Saliba; do governador Renato Casagrande; do Arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos; do Prefeito de Viana, Wanderson Bueno; e da Presidente do Instituto Modus Vivendi, Erika Kunkel.
O restauro da Igreja de Araçatiba faz parte do projeto de desenvolvimento turístico do mais completo e importante roteiro jesuítico do Brasil, com 137 quilômetros. Ele vai do Santuário Nacional de São José de Anchieta, em Anchieta, no Sul do estado, passa por Araçatiba, em Viana, e pelo Palácio Anchieta, em Vitória, e termina na Igreja dos Reis Magos, na Serra.
Além da EDP, a obra receberá investimento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A iniciativa integra as ações do programa Resgatando a História, do BNDES, do qual a EDP é parceira fundadora.
"Para a EDP, é motivo de orgulho poder proporcionar ao povo capixaba a recuperação da Igreja Nossa Senhora da Ajuda, patrimônio cultural do Espírito Santo e do país. Trata-se de um projeto que, além de preservar a nossa história, representa um investimento no potencial turístico do estado", afirmou Fernando Saliba.
Segundo Erika Kunkel, presidente do Instituto Modus Vivendi, a iniciativa valoriza a memória e a cultura locais. "Ela resgatará uma relevante época, que marca a presença dos Jesuítas no Espírito Santo, além de contribuir para o desenvolvimento da região. Tenho orgulho de realizar trabalhos como este, que permitem aos capixabas conservar sua identidade, seu conhecimento e sua história", diz ela.
O projeto, do Instituto Modus Vivendi, propõe restaurar e readequar as instalações civis e de acessibilidade do monumento. Está contemplada a recuperação dos elementos arquitetônicos e ornamentais, bem como a melhoria geral da edificação. Além da restauração, está prevista a criação de um Centro Interpretativo que permitirá ao público conhecer de forma interativa a história do local. Após a obra, a Prefeitura de Viana ficará responsável pela manutenção do espaço, cuidando da limpeza, iluminação pública e serviços de conservação.
EDP e a valorização da cultura
Em 2021, a EDP ingressou na iniciativa Resgatando a História, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O objetivo do projeto é restaurar e revitalizar patrimônio material, imaterial e de acervos memoriais de todo o País.
Além da Igreja Nossa da Ajuda, a EDP patrocina o restauro do Teatro Carlos Gomes, em Vitória, com investimento de R$ 10 milhões. A Companhi foi também a principal patrocinadora da reconstrução do Museu da Língua Portuguesa, reinaugurado em julho do ano passado, e a primeira empresa a assumir o patrocínio-máster da recuperação do Museu do Ipiranga, cuja reabertura está prevista para setembro deste ano.