EDP inaugura o primeiro ecoponto para descarte de resíduos em Jabaeté
A iniciativa, em colaboração com a Coletando Soluções visa gerar renda e promover educação ambiental para os moradores da região
Instituto EDP Meio Ambiente

Data da publicação: 04/04/2023

A partir de abril, os moradores da comunidade de Jabaeté contarão com o seu primeiro ecoponto, que une gestão de resíduos, geração de renda e educação ambiental à comunidade local. O projeto, desenvolvido com a startup Coletando Soluções, integra o Programa Comunidade In, uma iniciativa de desenvolvimento social da EDP, em parceria com a Prefeitura de Vila Velha e os moradores de Jabaeté. 

Estrategicamente localizado próximo ao CRAS e em frente à Polícia Militar, o ecoponto deverá receber descartes recicláveis, como papel, papelão, plástico, vidro e metal. Moradores de Jabaeté e de bairros vizinhos poderão se cadastrar no ecoponto para entregar os resíduos gerados em suas casas. Todos os resíduos entregues serão convertidos em reais a serem creditados em um cartão físico com a bandeira VISA. 

A parceria técnica escolhida para fornecer o crédito é com a Coletando, fintech que incentiva a reciclagem dentro de comunidades. “O cartão poderá ser utilizado amplamente no comércio local ou em comércios de livre escolha”, explicou Saulo Ricci, CEO da Coletando. As integrantes do Projeto Tons de Amoras, organização voltada para mulheres com a qual a EDP já desenvolve parcerias socioculturais, serão as empreendedoras e operadoras do ecoponto. 

Além do ponto de coleta fixo, o projeto conta ainda com um triciclo elétrico para facilitar a mobilidade entre os bairros da região 5, aumentando assim a coleta de materiais. No segundo mês de funcionamento, o ecoponto de Jabaeté passará a servir também como um local de trocas de lâmpadas, a fim de gerar maior eficiência energética e estimular a conscientização do consumo sustentável de energia elétrica. 

“O ecoponto de Jabaeté é uma iniciativa idealizada junto com a comunidade para conscientizar sobre o consumo responsável e econômico. Este projeto representa uma oportunidade de realizar um trabalho de educação ambiental envolvendo pessoas de todas as idades e de contribuir para a geração de renda local”, avalia o diretor de Sustentabilidade da EDP, Dominic Schmal.  

A solenidade de inauguração do ecoponto terá início às 9h, inclui atividades para os moradores, como dinâmicas e brincadeiras para crianças e apresentações de arte e poesia. O evento é gratuito e aberto ao público. Confira mais informações: 

 

Inauguração do Ecoponto em Jabaeté 

Data: quarta-feira, 5 de abril de 2023 

Horário: 9h 

Local: Projeto Tons de Amoras – Avenida Líbano, Jabaeté, Vila Velha/ES (em frente à Polícia Militar e ao CRAS)