EDP inaugura espaço sustentável de convivência em Serra
Quintal Circular foi criado com reaproveitamento de postes de madeira e tampinhas plásticas e faz parte do projeto da Horta de Ourimar
Meio Ambiente

Data da publicação: 28/07/2025

A Horta de Ourimar, em Serra (ES), agora conta com um novo espaço de convivência: o Quintal Circular. Criado a partir do conceito de economia circular, com o reaproveitamento de postes de madeira e tampinhas plásticas, o espaço foi inaugurado no último sábado, dia 26, pela EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, em parceria com a organização Cidade Quintal. Foram utilizados 170 quilos de plástico de tampinhas, oito postes de madeira e 150 cruzetas reaproveitadas.

A inauguração aconteceu durante o 1º Festival Agroecológico da Horta de Ourimar, realizado em parceria com a Moitará, entre os dias 24 e 26 de julho, e que contou com prática de ioga, teatro sobre segurança nas comunidades, caminhada, plantio de mudas, pinturas de placas de sinalização, palestra sobre economia solidária, oficina sobre microrganismos eficientes e compostagem, e roda de conversa sobre sementes crioulas e saberes ancestrais. As atividades envolveram mais de 60 pessoas, entre adultos e crianças.

Além da inauguração do Quintal Circular, o evento celebrou os avanços do projeto Horta de Ourimar. A iniciativa foi implantada pela EDP em 2022, em uma linha de servidão de energia. O terreno, de cerca de 1.000m², onde passam as linhas de energia da empresa, estava degradado, pois era utilizado indevidamente para descarte de lixo a céu aberto.

Em três anos, a área foi revitalizada e se transformou em uma horta comunitária produtiva e sustentável, começando com 14 canteiros e tendo chegado a, atualmente, 20 canteiros, que atendem cada um a uma família, além de um espaço com plantio coletivo de milho, aipim e leguminosas.  A horta conta, também, com poço artesiano para irrigação, Farmácia Viva (horta composta apenas por plantas medicinais), viveiro de mudas (que depois vão para o plantio nos canteiros) e banheiro ecológico, com um sistema biodigestor.

“Essa iniciativa está alinhada com a nossa estratégia de promover uma transição energética sustentável, justa e inclusiva. As ações do projeto unem economia circular, educação ambiental, segurança alimentar, qualidade de vida, além de engajar a comunidade a atuar de forma coletiva”, reforça Dominic Schmal, diretor de ESG da EDP na América do Sul.