Museu das Favelas chega a Ferraz de Vasconcelos com a exposição itinerante Favela é Giro
Com patrocínio da EDP e curadoria de Bruna Gregório, a mostra entra em cartaz no dia 12 de março no Centro Cultural Castelo Zenker
Social

Data da publicação: 28/02/2025

O Museu das Favelas, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, sob gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), e a EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico, anunciam a chegada da exposição itinerante Favela é Giro à Ferraz de Vasconcelos, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo do município. A mostra, que já passou por Goiânia, Vitória e São Sebastião, estará em cartaz de 12 de março a 10 de abril, gratuitamente, de terça a sábado, das 9h às 16h, no Centro Cultural Castelo Zenker, que após reforma reabre as portas junto com a mostra.

Favela é Giro busca desmistificar os estereótipos associados às favelas, apresentando-as como espaços de criatividade, resistência e inovação, por meio de obras que transitam entre a fotografia, a xilogravura e o audiovisual. “Queremos mostrar ao público a diversidade cultural das favelas brasileiras, reconhecendo a potência cultural e a riqueza de narrativas desses territórios. Essa exposição é um convite para refletir sobre as imagens que construímos e reafirmar a favela como um espaço de criação, identidade e transformação social”, afirma Natália Cunha, diretora do Museu das Favelas.

A exposição adota uma linha curatorial voltada para a arte contemporânea, explorando representações visuais que promovem o senso de pertencimento e o reconhecimento das favelas enquanto centros de identidade cultural. Cada obra questiona a visão tradicional que se tem delas, desafiando o público a refletir: Qual imagem você tem da favela?

Com curadoria de Bruna Gregório foram selecionadas, ao todo, 20 obras que celebram as favelas brasileiras, explorando suas complexidades, belezas e desafios. O time de pesquisa e co-curadoria é composto pela artista e pesquisadora Xica, de Goiânia, pela fotógrafa Ana Luzes, de Vitória, e pelo rapper, pesquisador musical, ator e professor Brenalta MC, de São Sebastião.

Para Dominic Schmal, diretor de ESG da EDP na América do Sul, o projeto Favela é Giro contribui para ampliar a percepção que as pessoas têm sobre as favelas, unindo artistas, tecnologia e conexões humanas. “Estamos expondo as obras de artistas locais, contribuindo para dar visibilidade à arte periférica e para impulsionar a economia criativa, além de levar arte e cultura para a população que vive na nossa área de atuação, que é uma das nossas prioridades”, reforça.

“Receber a exposição Favela é Giro no Centro Cultural Castelo Zenker é uma grande satisfação. Estamos contentes em reafirmar a potência cultural das favelas e proporcionar ao público a oportunidade de reconhecer a diversidade, a criatividade e a identidade desses territórios”, comenta Ana Rosa Augusto, Secretária de Cultura e Turismo de Ferraz de Vasconcelos.

A exposição já foi vista por mais de dois mil visitantes durante sua passagem em Goiânia, Vitória e São Sebastião. A itinerância, que chega em Ferraz de Vasconcelos, penúltima parada desta jornada, terminará em São Paulo, no Museu das Favelas, que atualmente está com a exposição Racionais MC’s: O Quinto Elemento.

A exposição conta com a participação de diversos artistas de diferentes regiões do Brasil. De Goiânia, estão presentes as obras do Batalhão das Gravadeiras, João Ferré, Lucas Borobo, Mayara Varalho e Marcelo Ramalho. Do Espírito Santo, participam Iaiá Rocha, Viviane Nascimento, Ara Poty Mirī Txapya (Dayanne Guarany), De Santanna (Dimas) e Meuri Ribeiro. Representando a região de São Sebastião, estão Brenalta MC, Eumarlei, Swell Nobrega, Juvenal Pereira e Jorge Mesquita. De Ferraz, participam Fabrício, Micke Tranbiks, Anubis, além da dupla Silas Nascimento e Lucas Bezerra.

SERVIÇO:

Exposição itinerante Favela é Giro

Local: Centro Cultural Castelo Zenker
Endereço: R. do Castelo, 25 - Jardim do Castelo, Ferraz de Vasconcelos - SP
Período em cartaz: 12/03/2025 a 10/04/2025
Funcionamento: Terça a sábado, das 9h às 16h
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita

Saiba mais em museudasfavelas.org.br

 

SOBRE O MUSEU DAS FAVELAS

O Museu das Favelas é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela organização social idg – Instituto de Desenvolvimento e Gestão. Possui a missão de conectar e garantir o protagonismo das múltiplas favelas brasileiras, preservando suas memórias e potencializando suas produções culturais por meio de exposições, programações, ações educativas, pesquisa e difusão de informação.

Inaugurado em novembro de 2022, no Palácio dos Campos Elíseos, o Museu reabriu no Centro Histórico de São Paulo em dezembro de 2024, com a exposição de longa duração ‘Sobre Vivências’.

Através de sua relevância cultural, o Museu das Favelas recebeu o Selo de Igualdade Racial 2024, que  destaca iniciativas que promovem a equidade racial e a diversidade no mercado de trabalho. Também foi premiado pela APCA 2024, na categoria Música Popular – Projetos Especiais, com a exposição ‘Racionais MC’s: O Quinto Elemento’, sendo também eleita pelo Portal Pepper como a Melhor Exposição do Ano.

Em 2025, por meio da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, o Museu possui o patrocínio master do Nubank, tem a Meta como mantenedora, patrocínios do Mercado Livre, EDP e Itaú, apoio da EY e SulAmérica, cooperação da Unesco e parceria institucional da CUFA – Central Única das Favelas.

Localizado no Largo Páteo do Colégio, nº 148, o Museu das Favelas possui entrada gratuita, funcionando de terça a domingo, das 10h às 17h. Saiba mais em: museudasfavelas.org.br


SOBRE A EDP NA AMÉRICA DO SUL

O grupo EDP está presente em quatro regiões, América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e América do Sul. Na América do Sul, atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, bem como no desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos e solares, com ativos no valor de R$ 41 bilhões, o que a torna a segunda maior operação do grupo. A empresa tem mais de 12.000 funcionários diretos e terceirizados. No Brasil, a EDP também oferece soluções energéticas voltadas para o mercado B2B, como geração solar distribuída e venda de energia no mercado livre. Seu negócio de Distribuição atende a cerca de 3,8 milhões de clientes no estado de São Paulo e no estado do Espírito Santo. Referência em ESG, a EDP é reconhecida como uma das empresas de energia elétrica mais sustentáveis do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg. Nos mercados da Europa e da América do Sul, a EDP ganhou o prêmio Top Employer 2025, além de ter sido eleita a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico por quatro anos consecutivos.

SOBRE O IDG

Há 23 anos, o idg atua na gestão e desenvolvimento de projetos ambientais e culturais, sempre orientado pelas melhores práticas de Governança Corporativa Internacional. Atualmente, faz a gestão do Museu do Amanhã e Museu do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, Museu das Favelas, em São Paulo, e Paço do Frevo, no Recife.


Também foi responsável pela implantação do Memorial às Vítimas do Holocauto, revitalização do Sítio Arqueológico Cais do Valongo, ambos no Rio de Janeiro; e pelo desenvolvimento, implantação e gestão dos Parques Urbanos Santana e Macaxeira, no Recife, fomentando a conservação de áreas verdes no município. Ainda na capital pernambucana, implantamos o museu Cais do Sertão que reverencia o povo do Sertão e as obras do mestre Luiz Gonzaga.

 

SOBRE O CENTRO CULTURAL CASTELO ZENKER

Localizado em uma das zonas mais altas de Ferraz de Vasconcelos, o Castelo Zenker oferece uma vista panorâmica da cidade e da grandiosa Zona Leste de São Paulo. Ao longo das décadas, acompanhou a formação, infância, adolescência e juventude de muitos ferrazenses, tornando-se parte da memória afetiva da população. Muitos moradores lembram-se com carinho das brincadeiras no castelo, dos vinhedos plantados no local e dos jardins que faziam parte da paisagem.

Por meio da Lei 2.377, de 1º de dezembro de 2000, o Castelo Zenker foi declarado

patrimônio histórico e cultural do município e cadastrado como órgão municipal. Em 2005, a propriedade passou a ser oficialmente do município de Ferraz de Vasconcelos, mas somente em 2024 foi realizada sua reforma e a reabilitação de seus espaços, transformando-o no primeiro Centro Cultural da cidade. O espaço agora abre suas portas para a população, oferecendo espetáculos, atividades e eventos culturais e artísticos, impulsionando a cultura local, o turismo e a economia criativa.

 

Informações à imprensa

museudasfavelas@oliverpress.com.br

Patrícia Hidaka | (11) 93068-6573 | patricia@oliverpress.com.br 

Julia Sansoni | (11) 91645-8487 | julia@oliverpress.com.br

Mayara Oliveira | (11) 95330-0572 | mayara@oliverpress.com.br