Entre hoje (4) e amanhã (5), equipes da EDP, distribuidora de energia elétrica da região, estarão dedicadas na região de Guaicá e na serra de Boiçucanga para Maresias, em São Sebastião, para um mutirão de manutenção preventiva e melhorias técnicas que beneficiará mais de 2.500 clientes residenciais e comerciais.
Entre as atividades previstas para os dois dias de mutirão estão a substituição e modernização de equipamentos que compõem o sistema elétrico local, além da poda de vegetação em contato com a rede elétrica. “Estamos com uma grande mobilização nestes dois dias na região para potencializar o trabalho contínuo da companhia que visa garantir a segurança e qualidade do fornecimento de energia à população local”, destaca o gestor da EDP, Claudemir Siqueira.
Grande parte do serviço será realizado em regime linha viva, com a rede energizada, porém, para a segurança dos colaboradores da EDP e da população em geral, em alguns trechos será necessária a interrupção pontual do fornecimento de energia no momento de atuação das equipes. Vale destacar que todos os clientes impactados já foram previamente comunicados sobre a suspensão temporária por meio de avisos de desligamento programado.
Plano Verão EDP
A execução dos mutirões acontece ao longo do ano e contempla a programação do Plano Verão 2025/2026 da EDP. São priorizadas nessas ações as localidades com maior concentração de vegetação, visto que este é o principal fator de interferência na qualidade e segurança do fornecimento de energia na região. Em situações de eventos climáticos severos, com chuvas e fortes ventos, a vegetação torna-se grande causa de interrupção do fornecimento de energia, com queda de galhos sobre as redes.
Os trabalhos de poda da EDP seguem regras técnicas e de meio ambiente para assegurar a harmonia da vegetação com a rede de energia.