EDP inaugura mais uma subestação de energia em Mogi das Cruzes
Investimentos de R$32 milhões vão ampliar aqualidade da energia elétrica de 32 mil clientes
Empreendimentos Investimento

Data da publicação: 25/08/2022

A EDP, distribuidora de energia do Alto Tietê, Guarulhos, Vale do Paraíba e Litoral Norte, inaugura hoje mais uma subestação de energia em Mogi das Cruzes. O empreendimento vai ampliar a qualidade de distribuição de energia elétrica para 32 mil clientes, beneficiando cerca de 100 mil pessoas. Nesta subestação foram investidos 18 milhões de reais e durante a execução da obra, gerados 130 empregos.

A subestação foi construída em uma área de 1.640 metros quadrados no bairro do Cocuera e entrou em operação no mês de junho, com alimentação em 34.500 Volts contando com um transformador de potência de 15MVA, além de quatro alimentadores de média tensão – 13.800 Volts. Toda a infraestrutura energética visa assegurar o crescimento econômico da cidade e da região, bem como a melhoria de qualidade do serviço fornecido.

Um moderno sistema de acústica foi instalado na subestação Nagao para evitar a propagação do som para o meio externo. Todos os transformadores funcionam com óleo vegetal, a fim de reduzir qualquer impacto ao meio ambiente. A nova unidade possui barramento de transferência, cabos de potências blindados e utiliza baterias alcalinas. Trata-se de uma subestação compacta, sendo 100% digitalizada, com supervisão, comando, controle e proteção operados de forma remota, através do Centro Integrado de Operações. “A subestação Nagao representa um importante passo da companhia para ampliar ainda mais a qualidade da energia fornecida, elevando a capacidade energética e fomentando a economia desta região. Estamos alinhados ao propósito de expandir com eficiência, com segurança, beneficiando as pessoas, as cidades e o meio ambiente”, afirmou a diretora da EDP São Paulo, Cristiane da Costa Fernandes, reiterando que com essa a unidade Nagao, Mogi das Cruzes passa a ter oito subestações.

Para conectar a subestação de Nagao ao sistema existente da EDP, foi construída uma nova rede de 8,5 quilômetros de extensão, com tecnologias de fiação compacta e protegida, mais resistentes a agentes externos como árvores e qualquer tipo de vegetação, principal fator de interferência no sistema elétrico local. Neste percurso foram implantados cerca de 150 postes, além de equipamentos de proteção e de manobras de carga. Com esse novo empreendimento Mogi das Cruzes passa a contar com 400MVA de potência elétrica.