EDP conclui instalação de sistema fotovoltaico e modernização da iluminação no campus da Unifesp de Guarulhos
Projeto foi contemplado na chamada pública realizada pela distribuidora de energia, com investimento de mais de R$ 400 mil
Eficiência Energética

Data da publicação: 20/03/2025

A EDP, distribuidora de energia de Guarulhos, concluiu a implantação de um sistema de eficiência energética no campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) localizado no município. Com um investimento de mais de R$ 400 mil, o projeto tem como objetivo garantir um consumo mais sustentável e econômico a unidade de ensino.

Com o novo sistema fotovoltaico e a substituição de 3.346 lâmpadas antigas por LED, o campus da universidade deverá economizar anualmente mais de 260 MW/h (Megawatts/hora). Essa quantidade de energia corresponde ao consumo anual de 110 residências. A implantação de todo o sistema começou em outubro do ano passado.

A cerimônia que marca o encerramento das obras aconteceu ontem, 10 de março, com a presença do gestor da EDP, Roberto Miranda; do Prof. Dr. Bruno Konder Comparato, diretor acadêmico do campus Guarulhos; da Sra. Janete Cristina Melo Marques, diretora administrativa; do Sr. Marcos Kochleitner, assessor das direções acadêmica e administrativa, Juliana Garcia Cespedes, Pró-Reitora de Planejamento, e Georgia Mansour, Pró-Reitora de Administração, além de representantes da companhia e da universidade.

“A EDP valoriza projetos que permitam o desenvolvimento sustentável nas comunidades onde atua. Ficamos felizes em colaborar com esse conjunto de melhorias para a Unifesp, o que deve permitir a economia de recursos e a sua aplicação em outras áreas para benefício da comunidade acadêmica”, destaca o gestor da EDP, Roberto Miranda.

 

Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética da EDP

As melhorias para o campus da Unifesp foram aprovadas no ano passado, na Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética da EDP. Os projetos aprovados foram avaliados conforme critérios técnicos estabelecidos no edital regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).