outros sites

Uma empresa global
de energia, líder
em criação de valor.

EDP Brasil

QR Code Pix: Novo modelo de conta de energia

- O que é Pix? -


É o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro. Veja as vantagens de utilizar o Pix como método de pagamento:

Integrado: aceito por todas as instituições financeiras e aplicativos de pagamento, que pode ser usado para pagamentos independente de tipo e valor da transação, entre pessoas, empresas e governo.

Agilidade: ganhe tempo, realizando pagamentos em poucos segundos.

Segurança: uso de meio inovador, seguro e confiável.

Disponibilidade: 365 dias e 24 horas por dia, disponível durante todo o ano.

A EDP está cada vez mais digital.
Aproveite essa facilidade, que traz vantagens e
comodidade para o seu dia a dia.

Para saber como você pode realizar o pagamento da sua conta de energia com o Pix, confira abaixo:

Para usar é muito simples

Basta acessar o aplicativo do seu banco, entrar na área do Pix, escolher a opção “Pagar” e escanear o QR Code da sua fatura. Não se esqueça de conferir o nome do favorecido (EDP Espírito Santo Distribuição de Energia) e o valor da conta.


Importante: O QR Code Pix está disponível para os clientes de baixa tensão que recebem a fatura no ato da leitura (OSB) e que recebem a fatura digital (por e-mail).

- Perguntas frequentes -

Veja abaixo as principais dúvidas dos clientes sobre o Pix.

Como utilizar o PIX na EDP?

Desde março de 2021, as contas disponibilizadas através do edponline, aplicativo EDP e TOTEM, passaram a ter a opção de “pagamento com Pix”.

Para pagar através desses canais, basta selecionar as faturas que deseja efetuar o pagamento e gerar o QR Code. Este deverá ser escaneado pelo aplicativo da sua instituição financeira seguindo as orientações disponibilizadas junto ao QR Code gerado. Outra opção será o pagamento através do aplicativo do celular, utilizando o código Pix com a função “Copia e Cola” e seguindo as mesmas orientações.

Desde novembro de 2021, os clientes da EDP ES que recebem a fatura no ato da leitura (OSB), recebem as contas com o QR Code PIX impresso nas mesmas, o que também possibilita efetuar o pagamento via Pix.

E desde fevereiro de 2022, os clientes que recebem a fatura digital (enviadas por e-mail), também passaram a receber as contas com o QR Code Pix.

Para pagamento via Pix com QR Code impresso nas contas, precisa apenas acessar o aplicativo da sua instituição financeira, entrar na área do Pix, escolher a opção Pagar e escanear o QR Code da sua fatura.

Para sua segurança, o pagamento da conta de energia por Pix deve ser realizado apenas por leitura do Qr Code.

Como me sentir seguro ao realizar o pagamento por Pix?

O pagamento de sua fatura por Pix deve ser realizada exclusivamente por leitura de QR Code e não por transferência bancária.

No ato do pagamento, não esqueça de checar o favorecido (EDP Espírito Santo Distribuição de Energia) e conferir se o valor que apareceu no aplicativo de pagamento é o mesmo da fatura. Também é possível verificar o número da instalação e mês de referência da conta.

Consigo pagar minha fatura fazendo uma transferência para a EDP por Pix?

Não, o pagamento da conta de energia por Pix deve ser realizado apenas por leitura do QR Code, pois dessa forma o seu pagamento será identificado e sua fatura compensada.

O Pix é seguro?

Sim. As mesmas medidas de segurança, tais como formas de autenticação e criptografia, adotadas na realização de outros meios de pagamento, como TEDs e DOCs, serão adotadas pelas instituições para o tratamento das transações via Pix. Os dados das transações do Pix transitam criptografados na Rede do Sistema Financeiro Nacional, que é uma rede de dados operada pelo Banco Central e extremamente segura e resiliente.

Os outros tipos de entrega de fatura da EDP ES, contemplarão Pix?

As faturas entregues no ato da leitura e enviadas por e-mail contam com o QR Code Pix. As demais, como as retiradas nos Agentes EDP, enviadas pelo correio e outras, terão numa segunda fase de implementação.

Posso pagar faturas já vencidas com Pix?

Sim, todas as faturas e boletos de acordos de pagamento, disponíveis no edponline, vencidas e a vencer, podem ser pagas com Pix.

Onde encontro as opções de pagamento com o PIX no site e aplicativo da EDP?

Você encontra na área deslogada, no ícone PIX pagar conta com Pix e, ao fazer seu login, encontra a opção em 3 serviços, dentro do menu Minhas Contas: Consulta Débitos, Extrato e 2° via de conta e Pagamento com Pix.

Quem pode realizar pagamento via Pix?

Todos os clientes que tenham qualquer tipo de conta transacional, ou seja, uma conta que permita enviar e receber dinheiro. Até mesmo a Poupança pode ser usada para pagamento via Pix.

Eu possuo débito automático, posso pagar pelo Pix?

Sim. Porém, caso a sua ordem de pagamento já tenha sido enviada para ser debitada em seu banco (a instituição financeira de seu cadastro), a opção do Pix não aparecerá no edponline.com.br e só habilitará novamente caso a sua conta não tenha sido debitada.

Já no QR Code que consta na fatura, será possível efetuar o pagamento.

Atenção: Caso a ordem de pagamento já tenha sido informada ao banco (5 dias úteis de antecedência), não será mais possível interromper o débito via EDP, e corre o risco da conta ser paga em duplicidade.

Quanto tempo para a EDP dar baixa no meu pagamento por Pix?

Prazo de baixa de 2 dias úteis.

O Pix terá comprovante de pagamento?

Sim, após concluído o pagamento, um comprovante será gerado em seu aplicativo, confirmando o pagamento.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a EDP
pelo 0800 721 0707