outros sites

Uma empresa global
de energia, líder
em criação de valor.

EDP Brasil

Informativos

Compartilhamento de Infraestrutura


O que é?

O compartilhamento de infraestruturas é um mecanismo regulatório que orienta as negociações entre os setores de distribuição de energia elétrica e telecomunicações, com o objetivo de aproveitar espaços especificamente reservados nos postes de energia para permitir a expansão do sistema de telecomunicações nas regiões onde encontram-se instaladas as redes de distribuição de energia elétrica, com benefícios para a sociedade, visto que reduz custos para a expansão e universalização dos serviços de telecomunicações. 

Para evitar a ocupação desordenada e irregular da rede de distribuição e dificuldades às distribuidoras no acesso à rede de distribuição, o que pode representar riscos à segurança dos profissionais da EDP, das operadoras e dos próprios cidadãos que transitam, é imprescindível a apresentação de projeto de compartilhamento de infraestrutura pela empresa de telecomunicações à distribuidora, para que a ocupação dos postes seja realizada de maneira adequada. As operadoras de telecomunicações ou empresas contratadas devem enviar à EDP o projeto contemplando o ponto necessário para o lançamento dos cabos em postes já existentes, conforme as normas e padrões técnicos vigentes. Uma vez aprovado o projeto, a EDP autoriza e fiscaliza a execução da obra.

De maneira a evitar que ocupações irregulares dificultem o acesso para as operadoras que cumprem os procedimentos e ocupam os postes de maneira adequada e segura, são realizados serviços de fiscalização e manutenção. Essas atividades possuem custos elevados para as distribuidora que, da receita auferida com o compartilhamento, ainda deve se repassar parte aos consumidores de energia elétrica pelo mecanismo da modicidade tarifária.


Apresentação de Projeto

O agente de telecomunicações que pretende compartilhar pontos nos postes do sistema elétrico, deve dar entrada ao processo junto à EDP através do e-mail compartilhamentodepostes@edpbr.com.br, enviando em anexo os  documentos necessários descritos no item a seguir.


Documentos necessários:

  • Projeto digital, em formato dwg (versão anterior ao AutoCAD 2008, com assinatura digital);
  • Carteira de identidade profissional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia- CREA do responsável técnico (Engenheiro Eletricista ou Engenheiro de Telecomunicações), em formato pdf;
  • Anotação de Responsabilidade Técnica - ART, em formato pdf;
  • Carta de autorização da operadora para empresa contratada, em formato pdf;
  • Planilha de Cálculos de Esforço Mecânico e Memorial Técnico Descritivo, em formato xlsx, disponível em (Esforço Mecânico Compartilhamento.xlsm);
  • Protocolo ou Alvará da Prefeitura do munícipio onde será executado o projeto, em formato pdf;


Prazos



Além do projeto, a operadora deverá assinar ou aditar o contrato com a EDP, para utilização dos novos pontos. A análise do projeto é feita em até 90 dias e para os casos onde há necessidade de serviços na rede de distribuição o projeto é elaborado em até 30 dias e apresentado à operadora o orçamento. Caso o projeto seja reprovado ou tenha alguma irregularidade, seja no envio dos arquivos e/ou nas informações fornecidas, a operadora é notificada para reapresentar o projeto com as devidas correções. Se o projeto  for aprovado, caberá a operadora assinar o contrato ou aditivo com a EDP,  formalizando o valor a ser pago pela ocupação dos postes. Concluído o serviço na rede de distribuição pela EDP, a operadora é autorizada a executar a obra de sua responsabilidade, conforme o cronograma informado. É importante ressaltar que é obrigatório a operadora ter o projeto em mãos no momento da execução da obra, para ser apresentado quando ocorrer a fiscalização pela EDP.


Resoluções e Normas Técnicas

NormaDescriçãoArquivo
REN 797/2017
​Estabelece os procedimentos para o compartilhamento de infraestrutura de Concessionárias e Permissionárias de Energia Elétrica com agentes do mesmo setor, bem como com agentes dos setores de Telecomunicações, Petróleo, Gás, com a Administração Pública Direta ou Indireta e com demais interessados.
Baixar
​REN 004/2014
​Aprova o preço de referência para o compartilhamento de postes entre distribuidoras de energia elétrica e prestadoras de serviços de telecomunicações, a ser utilizado nos processos de resolução de conflitos, e estabelece regras para uso e ocupação dos Pontos de Fixação.
​Baixar
​REN 001/1999
​Aprova o Regulamento Conjunto para Compartilhamento de Infra-estrutura entre os Setores de Energia Elétrica, Telecomunicações e Petróleo.
​Baixar
ABNT NBR 15214
Rede de Distribuição de Energia Elétrica – Compartilhamento de Infraestrutura com Redes de Telecomunicações-
ABNT NBR 15688Redes de distribuição aérea de energia elétrica com condutores nus-
ES.DT.PDN.03.05.002Compartilhamento de Postes da Rede Elétrica com Redes de Telecomunicações e Demais OcupantesBaixar
ES.DT.PJE.01.00.002 Critérios De Projeto - Cálculo Mecânico Para Redes De DistribuiçãoBaixar

Em caso de dúvidas, entrar em contato conosco através do telefone (27) 3348-4554 ou do e-mail compartilhamentodepostes@edpbr.com.br.



Veja todos os informativos


Prêmios e Reconhecimentos