Alteração de titularidade

 

A Alteração de titularidade (troca do nome na conta) é a mudança do responsável do contrato de fornecimento de energia elétrica.

Ter os dados atualizados é um dever do consumidor e um direito determinado pela ANEEL, pois facilita a sua identificação no caso de processos que envolvam devoluções, ressarcimentos e outros benefícios, como por exemplo a aplicação de tarifa social.

Para trocar a titularidade de uma conta de energia para seu nome você não pode ter débitos com a EDP. Caso tenha alguma conta pendente, obtenha o seu código de barra para pagamento.

Confira abaixo a documentação necessária

Pessoa Física

  • Carteira de Identidade ou, na inexistência desta, de outro documento de identificação oficial com foto
  • No caso de indígenas, apenas o RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena) é suficiente
  • Apresentação do Cadastro de Pessoa Física
  • CPF, desde que não esteja em situação cadastral cancelada ou anulada na Receita Federal
    Você pode consultar a situação do CPF aqui

Pessoa Jurídica

  • CNPJ (Cadastro nacional de pessoa jurídica)
  • Contrato Social, MEI (microempreendedor)
  • Estatuto ou Ata (para Igrejas)
  • CPF e documento com foto (RG, CNH, CTPS, outros)
    Você pode consultar a situação do CNPJ aqui

Para contratante de direito privado:

  • Cópia do CPF, RG e comprovante de residência dos Representantes signatários
  • Cópia autenticada do documento que comprove a posse/ocupação do imóvel: Escritura Pública
  • Contrato de Compra e Venda, Contrato de Aluguel, Contrato de Arrendamento, etc
  • Cópia autenticada da procuração, particular ou pública, que outorga poderes de representação da empresa ou instituição, com firma reconhecida em cartório, quando estes forem os signatários
  • Cópia do CPF, Carteira de Identidade e Comprovante de Residência dos procuradores da empresa, quando estes forem os signatários

Além da documentação acima, verifique abaixo se você necessita de documentos adicionais para o seu caso.

Documentações específicas para cada caso, quando:

1 - O contratante for pessoa jurídica de direito privado, enquadrada como Sociedade Anônima:

  • Estatuto Social, com as últimas alterações, registrado na Junta Comercial do Estado de origem
  • Ata de Assembleia de Eleição da Diretoria, registrada na Junta Comercial do Estado de origem
  • Ata de Assembleia de Designação de Abertura de Filiais, registrada na Junta Comercial do Estado de origem (se houver)
  • Cópia simples do CNPJ, tanto da matriz, quanto da filial
  • Cópia simples da Inscrição Estadual, tanto da matriz, quanto da filial

2 - O contratante for pessoa jurídica de direito privado, enquadrada como sociedade por cotas de responsabilidade limitada:

  • Cópia autenticada do Contrato Social, com as últimas alterações, designando o representante legal da sociedade e as diversas filiais (se houver), registrado na Junta Comercial do Estado de origem
  • Cópia simples do CNPJ, tanto da matriz, quanto da filial
  • Cópia simples da Inscrição Estadual, tanto da matriz, quanto da filial

3 - Associação

  • Cópia autenticada da Ata da Assembleia que nomeou a atual Diretoria Executiva

4 - Fundação Privada

  • Cópia autenticada do Ato Constitutivo da Fundação, e última alteração

    O processo somente será iniciado após a apresentação dos formulários preenchidos e documentação necessária ao processo de alteração de titularidade.

    Será elaborado o Contrato de Fornecimento em nome do Novo Titular e o Termo de Distrato ao Contrato de Fornecimento em nome do Antigo Titular e encaminhado ao cliente, por e-mail, para assinatura.

    A alteração será consolidada somente após o recebimento do Contrato e do Distrato assinados. Quando da execução da alteração de titularidade em nosso sistema, será gerada uma Fatura Final de Energia Elétrica em nome do Antigo Titular.

  • Procuração com firma reconhecida em cartório e cópias simples do RG e CPF tanto do solicitante como do representante
  • Os dados  e a documentação do titular devem estar atualizados no cadastro da distribuidora
  • A procuração, quando apresentada por advogado e com poderes específicos para atos administrativos, pode ser considerada, mesmo sem o reconhecimento de firma

Para solicitar o serviço

Com a documentação em mãos, acesse a Agência virtual > Mais serviços e selecione a opção abaixo de acordo com o seu perfil:

Clientes baixa tensão
Troca de titularidade baixa tensão

Clientes média tensão
Troca de titularidade média tensão*