pesquisa de satisfação

Pesquisa de Satisfação

Por gentileza, avalie a sua experiência no portal EDP Brasil

outros sites

Uma empresa global
de energia, líder
em criação de valor.

EDP Brasil

Informativos

Tarifa Branca


Modalidade de cobrança tem preço diferenciado conforme o horário de consumo

Instituída pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em janeiro de 2018, a Tarifa Branca é uma opção que sinaliza aos consumidores a variação do valor da energia elétrica conforme o dia e o horário do consumo. O sistema está sendo implementado por fases. Inicialmente, poderiam aderir a esta modalidade de tarifa somente unidades consumidoras faturadas pelo Grupo B – baixa tensão, com média anual de consumo superior a 500 quilowatts hora (kWh), e em 2019 unidades consumidoras faturadas pelo Grupo B – baixa tensão, com média anual de consumo superior a 250 quilowatts hora (kWh). A partir de janeiro de 2020, todos os clientes podem optar por esta modalidade tarifária (exceto os clientes média tensão, iluminação pública e baixa renda, conforme a regra da Aneel).
 
Desde o início da implantação, cerca de 800 consumidores da EDP em São Paulo aderiram ao sistema. A Distribuidora atende 1.9 milhão de clientes em 28 municípios entre Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte.
 
Para optar pela Tarifa Branca e obter vantagem no faturamento mensal, os clientes devem avaliar o uso diário da energia elétrica, de maneira a evitar o consumo nos horários de ponta ou intermediários, nos quais o kWh é mais caro. Assim, a Tarifa Branca é recomendada quando o consumo maior se dá no período Fora de Ponta, ou seja, entre 21h30 h e 16h30 do dia seguinte. Se não houver possibilidade de transferência do uso da energia elétrica para o período Fora de Ponta, é mais vantajoso para o cliente ser faturado pela Tarifa Convencional.  
 
No caso da EDP em São Paulo, a aplicação da Tarifa Branca obedece a três períodos: Ponta das 17h30 às 20h30, Intermediários das 16h30 às 17h30 e das 20h30 às 21h30, e Fora de Ponta das 21h30 e 16h30 do dia seguinte. Aos finais de semana e feriados, o consumo será sempre considerado na íntegra como Fora de Ponta. 
 
Para mais informações, o cliente pode entrar em contato pelos canais de relacionamento da EDP: 
 
- Site EDP Online edponline.com.br;
- Aplicativo EDP Online (Compatível com as plataformas Android™, iOS e Windows);
- Central de atendimento por telefone: 0800 721 0123;
- Agências de atendimento presencial (endereços e horários aqui); 


Veja todos os informativos


Prêmios e Reconhecimentos