outros sites

Uma empresa global
de energia, líder
em criação de valor.

EDP Brasil

Informativos

Alteração de Demanda


A demanda é a capacidade máxima exigida do Sistema Elétrico em um determinado momento, que é o equivalente a soma de todas as cargas instaladas possíveis operando no mesmo intervalo de tempo, em quilowatts (kW).


Para um bom funcionamento do setor elétrico e uma distribuição adequada para todos os clientes, os consumidores atendidos com o nível de tensão igual ou superior a 2,3 kV, o chamado “Grupo A”, devem especificar a sua demanda para a formulação do contrato de fornecimento de energia elétrica.


O valor da demanda pode ser único ou segmentado por horário do dia ou período do ano, conforme a melhor forma de enquadrar a estrutura tarifária, assim como a apuração do consumo para fins de faturamento.


Para o faturamento da demanda, será considerado sempre o maior valor dentre o contratado e o apurado por medição, sempre se respeitando o limite de tolerância estabelecido. Dessa forma, unidades consumidoras do Grupo A atendidas em qualquer nível de tensão, possuem limite de tolerância de 5% acima da demanda contratada. Em caso de ultrapassagem do limite, será aplicada uma tarifa sobre a diferença total em relação a demanda apurada e a demanda estabelecida em contrato.


COMO SOLICITAR


Para solicitar uma alteração de demanda contratada ou um acréscimo de carga, são necessários estudos para não comprometer a qualidade da energia esperada e evitar até mesmo a queima de equipamentos e a geração de prejuízos para seu processo.

Deste modo, quando houver necessidade de alteração, deverão ser seguidos os seguintes passos:

A solicitação deverá ser realizada através do site www.edponline.com.br. No caso de indisponibilidade da agência virtual, a solicitação poderá ser feita por e-mail com envio da documentação abaixo.

Importante a apresentação de procuração quando a solicitação for feita por consultores/engenheiros.
 
REDUÇÃO DE DEMANDA – POSTO PRIMÁRIO: SIMPLIFICADO E CONVENCIONAL. Não será necessário apresentação de documentos técnicos para análise e liberação.

ACRÉSCIMO DE DEMANDA
Para caso de alteração no posto primário, ou seja, modificação de capacidade de transformador, disjuntor e relé de proteção ou remoção de posto primário, deverá apresentar documentos de projeto elétrico.

POSTO: SIMPLIFICADO
Para acréscimo de demanda[kW], será liberado no máximo 95% da potência nominal do transformador, independente da tensão secundária, caso contrário deverá apresentar novo projeto completo para análise.
Para solicitação de demanda do mesmo valor da potência nominal do transformador deverá apresentar os seguintes documentos:
  1. Cálculo de demanda;
  2. Relação de cargas com fator de potência;
  3. Apresentar memorial de cálculos que Comprova o Fator de Potência será igual 1;
  4. Horário de trabalho;
  5. Diagrama Unifilar;
  6. Documento de Responsabilidade Técnica (ART/TRT) de elaboração do estudo do Fator de Potência será igual 1.
 
POSTO: CONVENCIONAL
Para acréscimo de demanda que seja ≤ 10% da maior demanda contratada atualmente, não será necessário documentos técnicos para análise e liberação.
Para acréscimo de demanda ≥10% da maior demanda contratada atualmente, deverá apresentar os seguintes documentos:
  1. Diagrama unifilar atualizado do posto primário com os equipamentos e sistema de proteção (devidamente assinada por profissional responsável);
  2. Dados dos transformadores: Potência kVA, Impedância (%), Tensão Primária, TAP’s disponíveis e Tensão Secundária;
  3. Caraterísticas técnicas do relé de proteção instalado no interior da subestação primária (Memorial de cálculos; Cálculo do Ponto ANSI do Transformador; Graduação de correntes baseada na demanda a ser contratada; Fase Temporizado; Fase Instantâneo; Neutro Temporizado; Neutro Instantâneo; Curva de Atuação do Relé Secundário; Bloqueio de função de religamento);
  4. Gráfico de Curvas de Seletividade;
  5. Documento de Responsabilidade Técnica (ART/TRT), referente ao estudo de proteção.


Veja todos os informativos


Prêmios e Reconhecimentos