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EDP Brasil

Vídeo Atendimento - ES

- Serviços sem sair de casa -


Para mais comodidade e agilidade no seu dia a dia, a EDP oferece a modalidade de vídeo atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h, onde é possível solicitar nossos principais serviços sem a necessidade de ir a uma agência de atendimento presencial.

Para solicitar essa modalidade de atendimento, basta ter acesso a um smartphone ou computador conectado à internet, com câmera e microfone. Clique aqui e veja os documentos necessários para o atendimento.


- Documentos necessários -

Para agilizar o seu atendimento, confira abaixo os documentos necessários para cada um dos serviços disponíveis no vídeo atendimento.

Alteração de Carga

Serviço para solicitar o aumento ou redução de carga para a sua residência ou comércio.


Documentos e informações necessários:

  • CPF para Pessoa Física ou CNPJ para Pessoa Jurídica;
  • RG ou outro documento oficial com foto;
  • Endereço da ligação;
  • Telefone (fixo ou celular) e e-mail para contato;
  • Atividade da unidade consumidora (residencial, comercial, industrial ou rural);
  • Número do vizinho elétrico, preferencialmente;
  • Relação detalhada da carga (descrição dos equipamentos do local de ligação que necessitam de energia elétrica para seu funcionamento).
  • Cópia da carteira do CREA do profissional responsável pela Anotação de Responsabilidade Técnica – ART - para os casos específicos em nossa Norma de Fornecimento Individual e Norma de Fornecimento Coletivo.

Solicite o vídeo atendimento para o serviço de Alteração de Carga clicando aqui.

Alteração Tarifária

Serviço para solicitar a alteração do tipo de tarifa: residencial, comercial, rural, ou branca.


Documentos necessários:

  • Residencial e Comercial:
    • RG ou outro documento oficial com foto;
    • CPF para Pessoa Física ou CNPJ para Pessoa Jurídica.

  • Tarifa Branca:
    • RG ou outro documento oficial com foto;
    • o CPF para Pessoa Física e CNPJ para Pessoa Jurídica;
    • Termo de alteração tarifária (pode ser preenchido no ato do atendimento).

  • Tarifa Rural:
    • Trabalhador Rural:
      • Carteira de trabalho assinada, descrevendo que se trata de trabalhador rural.

    • Aposentado Rural:
      • RG/CNH ou outro documento oficial com foto;
      • CPF para pessoa física;
      • Comprovante de pagamento de benefício do INSS para aposentados.

    • Agropecuário Rural:
      • RG/CNH ou outro documento oficial com foto;
      • CPF para pessoa física;
      • Cartão de CNPJ (confirmar atividade exercida) e/ou bloco/ficha do produtor rural ou número da inscrição estadual.

    • Agropecuário Urbana:
      • Cartão do CNPJ;
      • Inscrição estadual para desconto do ICMS.

    • Cooperativa de Eletrificação Rural:
      • RG/CNH ou outro documento oficial com foto;
      • CPF para pessoa física;
      • Cartão de CNPJ (Confirmar atividade exercida);
      • Ata de constituição da Empresa comprovando que o solicitante é seu representante legal.

    • Agroindustrial:
      • RG/CNH ou outro documento oficial com foto;
      • CPF para pessoa física;
      • Cartão de CNPJ (Confirmar atividade exercida);
      • Contrato Social da Empresa.

    • Aquicultura/Irrigação:
      • RG/CNH ou outro documento oficial com foto, CPF para pessoa física, do representante legal;
      • Cartão de CNPJ confirmar atividade exercida), e/ou bloco/ficha do produtor rural ou número da inscrição estadual.


Solicite o vídeo atendimento para o serviço de Alteração Tarifária clicando aqui.

Ligação Nova

Serviço para solicitar a primeira ligação residencial, comercial, industrial, rural ou provisória para obras.


Documentos necessários:

  • CPF para Pessoa Física ou CNPJ para Pessoa Jurídica;
  • RG ou outro documento oficial com foto;
  • Endereço da ligação;
  • Telefone (fixo ou celular) e e-mail para contato;
  • Endereço de correspondência;
  • Atividade da unidade consumidora (residencial, comercial, industrial ou rural);
  • Número do vizinho elétrico, preferencialmente;
  • Relação detalhada da carga (descrição dos equipamentos do local de ligação que necessitam de energia elétrica para seu funcionamento);
  • Autorização da Prefeitura para a ligação (apenas em casos de áreas de domínio público ou preservação ambiental);
  • Projeto e Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, para os casos específicos previstos em nossa Norma de Fornecimento Individual e Norma de Fornecimento Coletivo;
  • Cópia da carteira do CREA do profissional responsável pela Anotação de Responsabilidade Técnica – ART - para os casos específicos em nossa Norma de Fornecimento Individual e Norma de Fornecimento Coletivo.

Solicite o vídeo atendimento para o serviço de Ligação Nova clicando aqui.

​Pedido de Ressarcimento (Danos Elétricos)

Serviço para enviar os laudos ou orçamentos referentes as solicitações de indenização de danos elétricos que já estejam em andamento.


Documentos necessários:

  • Dois laudos/orçamentos para cada aparelho (com CNPJ e identificação completa da loja/depósito/oficina; com a identificação do cliente (nome e endereço), valor separado dos materiais, mão de obra e a especificação do serviço realizado.

Solicite o vídeo atendimento para o serviço de ​Pedido de Ressarcimento (Danos Elétricos) clicando aqui.

​​Garantia de Fornecimento

Serviço para casos em que o imóvel possui pessoa que precise de respiradores, aparelhos para hemodiálise, UTI domiciliar ou qualquer outro equipamento elétrico necessário à sobrevivência.


Documentos necessários:

  • RG ou outro documento oficial com foto;
  • CPF para Pessoa Física;
  • Relatório/Laudo médico constando as seguintes informações:
    • Situação clínica e de saúde do morador portador da doença ou da deficiência;
    • A previsão do período de uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica;
    • Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde – CID;
    • Número de inscrição do profissional médico responsável no Conselho Regional de Medicina(CRM);
    • Descrição dos aparelhos, equipamentos ou dos instrumentos utilizados na residência que para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica;
    • Número de horas mensais de utilização de cada aparelho, equipamento ou instrumento;
    • Endereço da unidade consumidora;
    • O relatório médico deve ser homologado pela Secretaria Municipal de Saúde, nos casos em que o profissional médico não atue no âmbito do Sistema Único de Saúde –SUS ou em estabelecimento particular conveniado.

Solicite o vídeo atendimento para o serviço de ​Garantia de Fornecimento clicando aqui.

Recurso de Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI)​

Serviço para abertura de recurso, caso o cliente não concorde com a cobrança ou com o valor cobrado.


Documentos necessários:

  • CPF para Pessoa Física;
  • CNPJ para pessoa jurídica;
  • RG ou outro documento oficial com foto;
  • Carta narrativa;
  • Documento de vínculo com o imóvel (contrato de locação, escritura, contrato, recibo de compra e venda, posse do imóvel, ou outro que seja equivalente).

Solicite o vídeo atendimento para o serviço de Recurso de Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI)​ clicando aqui.

​Restabelecer Energia com Instalação de Medidor​

Serviço para solicitar a religação de energia, quando o medidor foi retirado da unidade consumidora.


Documentos necessários:

  • Para instalações individuais:
    • CPF (Cadastro de Pessoa Física);
    • CNPJ para pessoa jurídica;
    • RG ou outro documento oficial com foto;
    • Caso exista débitos em aberto, é necessário apresentar um documento que comprove a propriedade ou vínculo com o imóvel (contrato de locação, escritura, contrato, recibo de compra e venda, posse do imóvel, ou outro que seja equivalente);
    • Relação detalhada da carga (descrição dos equipamentos do local de ligação que necessitam de energia elétrica para seu funcionamento).

  • Para instalações coletivas:
    • RG ou outro documento oficial com foto;
    • CPF para Pessoa Física;
    • CNPJ para pessoa jurídica;
    • Caso exista débitos em aberto, é necessário apresentar um documento que comprove a propriedade ou vínculo com o imóvel (contrato de locação, escritura, contrato, recibo de compra e venda, posse do imóvel, ou outro que seja equivalente).


Solicite o vídeo atendimento para o serviço de ​​Restabelecer Energia com Instalação de Medidor​ clicando aqui.

​Solicitar baixa de pagamento ou devolução de valores

Serviço para solicitar a baixa de pagamento de faturas pagas a mais de 5 dias úteis, ou solicitar a devolução de valores gerados por revisão de faturas entre outros.


Documentos necessários:

  • CPF para Pessoa Física;
  • CNPJ para pessoa jurídica;
  • RG ou outro documento oficial com foto;
  • Comprovante de pagamento, extrato bancário e fatura que originou o pagamento.

Solicite o vídeo atendimento para o serviço de ​​​Solicitar baixa de pagamento ou devolução de valores clicando aqui.

Pedido de Ressarcimento (Danos não Elétricos)

Serviço para solicitar o ressarcimento de danos não elétricos (Ex: mortalidade de animal, danos em veículos, perda de produtos perecíveis, entre outros).


Documentos necessários:

  • CPF para Pessoa Física;
  • CNPJ para pessoa jurídica;
  • RG ou outro documento oficial com foto;
  • Carta com descrição detalhada da ocorrência, data, horário e endereço;
  • Boletim de ocorrência (se houver);
  • Foto (se houver);
  • Telefone (fixo ou celular) e e-mail para contato;
  • Dados bancários do titular da instalação (cópia do cartão/cheque ou termo preenchido);
  • Descrição e características gerais dos danos materiais ocorridos;
  • Ponto de referência (se não houver o número da instalação da unidade consumidora do cliente);

​​​Observação: se o cliente já tiver os laudos/orçamentos podem ser encaminhados na abertura do processo - 2 laudos/orçamentos (com CNPJ e identificação completa da loja/depósito/ oficina, identificação do cliente (nome e endereço), valor separado dos materiais, mão de obra e a especificação do serviço realizado.


Solicite o vídeo atendimento para o serviço de ​​​Pedido de Ressarcimento (Danos não Elétricos) clicando aqui.

​Negociação de pagamento

Solicite um acordo para regularizar os débitos pendentes.


Documentos necessários:

  • CPF para Pessoa Física ou CNPJ para Pessoa Jurídica;
  • RG ou outro documento oficial com foto.

Solicite o vídeo atendimento para o ​Negociação de pagamento clicando aqui.

- Canais de Atendimento -

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