Concurso Arte com Energia 2016

A edição 2016 do Concurso Arte com Energia teve como objetivo retratar o tema “Brincar para Aprender”, utilizando a expressão artistica videoarte como um mecanismo desencadeador de reflexão sobre segurança no brincar e do resgate de brincadeiras tradicionais locais.
 
Em formato de livro, o compilado de 64 recriações e inventividades intitulado “Brincar para Aprender” conta com a participação de alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental de 31 escolas em oito estados brasileiros. 

Após quatro meses de ação, foram criados mais de 400 vídeos. Destes, 160 foram selecionados por estudantes e diretores para a etapa final. O júri formado por membros da EDP, do Instituto Tomie Ohtake, CIA Bola de Meia, Instituto Marlin Azul, Instituto Alana e Evoluir escolheu as 15 melhores brincadeiras. Dentre elas: Batatinha Frita, Bate Copo, Variação Escravo de Jó, Abóbora Faz Melão, Garrafobol, Jogo da Velha Humano, Brincadeira das Cadeiras, Pular Elástico, Brincadeira da Vassoura, Carrinho de Rolimã, Epô, Bilboquê, Piranha Foi a Missa, Samba Criola e Carica.

Os 160 videos selecionados estão disponíveis no canal do Instituto EDP no YouTube.

Confira abaixo o arquivo do livro "Brincar para Aprender":

​Arquivo ​Download
​Livro "Brincar para Aprender"