Quem somos

 
 
O Instituto EDP foi criado no final de 2007, e iniciou suas atividades em 2008. Representa o compromisso da empresa para o desenvolvimento humano e social: por meio do acesso à cidadania, à cultura, ao esporte e à educação, incentivando cidadãos a repensarem suas atitudes de consumo e engajamento social, e, expressando seu investimento no Brasil.

O Instituto EDP é uma plataforma de relacionamento com as partes interessadas que estão, de alguma forma, conectadas com a dimensão socioambiental da empresa. Apoia diversas iniciativas nas comunidades onde a empresas do Grupo atuam, em grande parte, por meio de editais públicos. Utiliza prioritariamente recursos de renúncia fiscal, em linha com a Política de Patrocínios do Grupo EDP, que tem como objetivos:

Contribuir para a inclusão social, qualidade de vida e bem estar das comunidades onde a EDP atua, promovendo o acesso e estimulando a formação;
Valorizar a diversidade e as culturas regionais;
Reforçar o compromisso com a inovação e a sustentabilidade.

O Instituto investe na comunidade promovendo e apoiando projetos em dois grandes eixos estratégicos: Educação & Desenvolvimento Local e Cultura & Esporte. 

Em Educação & Desenvolvimento Local, desenvolve projetos que têm como objetivo fortalecer o capital humano e social das comunidades por meio da promoção do acesso a atividades ligadas ao desenvolvimento escolar, acesso à renda, a bens e serviços e a oportunidades de desenvolvimento da autonomia e da construção da cidadania. 

Em Cultura & Esporte, desenvolve ações, e apoia projetos, que possibilitem acesso a manifestações culturais, como teatro, artes plásticas e música entre outros, além de projetos focados na formação de jovens nestas áreas. No esporte, além do acesso a atividades esportivas, os projetos também auxiliam na redução da evasão escolar, na melhoria da qualificação dos participantes, no resgate da autoestima dos alunos e na inclusão social. 

De forma transversal, o Instituto EDP promove e apoia projetos que apresentem componentes de inovação em diversas frentes. Nestes projetos o componente de Inovação Social se expressa por meio da implantação de novas estratégias para desenvolver e fortalecer as comunidades onde atua principalmente nos temas ligados a geração de renda, educação, empreendedorismo, desenvolvimento de comunidades, saúde e uso da energia.

Ao estimular o Voluntariado, contribui para o desenvolvimento pessoal e social dos colaboradores do Grupo EDP. Os colaboradores podem se organizar em grupos e recebem todo o apoio do Instituto EDP para a execução das atividades voluntárias, alinhadas com as diretrizes corporativas. O portal do voluntariado (www.voluntariadoedp.com.br) disponibiliza oportunidades, promove a disseminação do conceito de solidariedade e favorece a colaboração e a coesão interna. Com isto, o colaborador reconhece nos valores da empresa alguns de seus valores pessoais e, como consequência, se observa a melhoria do clima organizacional. 
 

 Fundação EDP (Portugal)

Criada em 2004, está sediada em Lisboa, Portugal, e é uma das instituições privadas que mais investe em projetos sustentáveis, ocupando também posição relevante entre as instituições culturais do país. A Fundação EDP consolida o compromisso do Grupo EDP com a cidadania, promovendo o desenvolvimento sustentável dos locais em que está presente, por meio de cinco valores estratégicos, que definem a sua vocação:

• inovação social; 
• excelência nas artes; 
• fusão da energia com ciência e educação; 
• promoção de cidades sustentáveis; 
• construção de uma cultura corporativa a partir dos mais de 12.000 colaboradores da EDP. 

Tem como missão colaborar para que a empresa e a sociedade trabalhem em sintonia na construção de um futuro sustentável e promissor paras as próximas gerações. 

No Brasil, esta missão cabe ao Instituto EDP e, na Espanha, à Fundação EDP.



 Fundação EDP (Espanha)

A Fundação EDP é uma entidade sem fins lucrativos constituída em 1997, com sede em Astúrias, na Espanha. Concentra-se nas seguintes áreas de ação voltadas à dinamização da vida sociocultural:

• concessão de bolsas de estudo;
• recuperação e promoção de elementos valiosos do patrimônio histórico-artístico;
• apoio a diferentes manifestações musicais e culturais;
• valorização e preservação dos recursos naturais;
• disponibilização de verbas para as organizações sem fins lucrativos que trabalham em prol dos mais desfavorecidos.

Conheça mais a Fundação EDP

 
​​

veja também


O que fazemos

saiba +

Onde estamos

saiba +

Parceiros

saiba +