Conselho

António Mexia

Presidente do Conselho

Formado em Economia pela Universidade de Genève, é Presidente e Conselheiro Delegado da EDP – Renováveis, Presidente da EDP - Energias do Brasil e da The Union of the Electricity Industry – EURELECTRIC. Foi eleito em 2006 Presidente do Conselho de Administração Executivo da EDP e reeleito em 2015.

Anteriormente, foi Adjunto do Secretário de Estado do Comércio Externo, Administrador do Banco Espírito Santo de Investimentos, Presidente do CA da Gás de Portugal e da Transgás, Presidente Executivo da Galp Energia, Presidente dos CA da Petrogal, Gás de Portugal, Transgás e Transgás-Atlântico, Presidente da Associação Portuguesa de Energia, Vice-Presidente da Associação Industrial Portuguesa e Presidente do Conselho Geral da Ambelis. Foi nomeado em 2004 Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e ainda representante do Governo Português junto da União Europeia no Grupo de trabalho para o desenvolvimento das redes transeuropeias.

Miguel Setas

Vice-Presidente do Conselho
Formado em Engenharia Física, fez o mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no Instituto Superior Técnico, em Lisboa e MBA na Universidade Nova de Lisboa. Iniciou a sua carreira como consultor na McKinsey & Co. e está ligado ao setor de energia desde 1998. No Grupo EDP desde 2006, foi administrador da EDP Comercial, da EDP Inovação, da Portgás e da Fundação EDP. No Grupo Galp Energia atuou como Diretor de Marketing Estratégico e Administrador da Lisboagás. Foi ainda Administrador da CP - Comboios de Portugal e presidente da CP Lisboa.

Pedro Malan

​Vice-Presidente do Conselho

Formado em Engenharia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com PhD em Economia pela Universidade de Berkeley, Califórnia, foi Ministro da Fazenda do Brasil de 1995 a 2002; Presidente do Banco Central do Brasil e Consultor Especial e Negociador-chefe para Assuntos da Dívida Externa do Ministério da Fazenda, atuando também como Diretor Executivo do Banco Mundial. Ex-presidente do Conselho de Administração do Unibanco, é membro dos Conselhos de Administração das empresas Globex-Ponto Frio; EDP no Brasil; OGX Petróleo e Gás Participações S.A.. Integra, ainda, o Conselho Consultivo da ALCOA e o Conselho Curador da International Accounting Standards Committee Foundation. Foi professor do Departamento de Economia da PUC do Rio de Janeiro.

António Pita de Abreu

Conselheiro Consultivo do Instituto EDP​

Licenciado em Engenharia Electrotécnica pela Universidade Técnica de Lisboa, atualmente é Administrador Executivo da EDP S.A.; Membro do Conselho Consultivo do Departamento de Engenharia e Gestão do Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, e do Comitê de Infraestruturas da Fiesp.

Anteriormente, entre outros cargos, foi Diretor Presidente da EDP no Brasil S.A.; Diretor Geral Coordenador na EDP em Portugal S.A.; Secretário-geral e Secretário da Sociedade da EDP S.A.; Presidente do Conselho de Administração da REN, Rede Eléctrica Nacional S.A.; Presidente do Conselho de Administração da EDP Produção - Gestão da Produção de Energia S.A.; Presidente do Conselho de Administração da EDINFOR - Sistemas de Informação S.A.; Presidente do Conselho de Administração da ENAGÁS; Presidente do Conselho de Administração da Sãvida; Presidente do Conselho de Administração da MRH - Mudança e Recursos Humanos S.A.; Presidente do Conselho de Administração da Onitelecom - Infocomunicações S.A.; Vice-presidente do Conselho de Administração da EDP - Distribuição - Energia S.A.; Administrador da Hidrocantábrico Energia; Presidente da ELECPOR - Associação Portuguesa das Empresas Elétricas; Vice-presidente da APE - Associação Portuguesa de Energia; Membro efetivo do Conselho de Administração da Eurelectric, Union of the Electricity Industry.

Exerceu durante vários anos funções docentes como Professor Auxiliar Convidado no Departamento de Engenharia Electrotécnica do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa. Em representação da EDP, foi membro da CIGRÉ - Conférence International des Grands Réseaux Électriques a Haute Tension e da UNIPEDE - Union des Producteurs et Distributeurs de l'Europe. Tem trabalhos publicados no domínio dos Sistemas Digitais de Controle de Processos e no da Automatização de Redes Elétricas.​​

José Goldemberg

Conselheiro Consultivo do Instituto EDP

Professor, político e físico brasileiro, membro da Academia Brasileira de Ciências. Foi reitor da Universidade de São Paulo (1986-1990). No Governo Federal, foi Secretário da Ciência e Tecnologia (1990 - 1991) e Ministro da Educação (1991 - 1992), durante o governo de Fernando Collor de Mello. Em 2000, recebeu o Prêmio Volvo do Meio Ambiente. Foi Secretário do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo (2002-2006).

Ricardo Ohtake

Conselheiro Consultivo do Instituto EDP
Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1968. Foi diretor do Centro Cultural São Paulo, do Museu da Imagem e do Som e da Cinemateca Brasileira; Secretário do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo e Secretário do Estado da Cultura de São Paulo. Participou de livros e exposições dos arquitetos Oscar Niemeyer e Vilanova Artigas. Atua também na área do design gráfico, desenvolvendo projetos de identidade visual e caracterização urbana, além de editar várias publicações de arte e cultura. Atualmente, dirige o Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, do qual é membro fundador. 

Viviane Senna

Conselheira Consultiva do Instituto EDP

Diretora do Instituto Ayrton Senna, é membro de diversos conselhos e comitês, como o Conselho do Desenvolvimento Econômico e Social e o Comitê de Investimento Social do Unibanco. Cofundadora e membro do Comitê Executivo do Compromisso Todos pela Educação, foi nomeada como um dos Líderes para o Novo Milênio pela CNN/Revista Time. Integra o Grupo Orientador do Programa Itaú Social, o Conselho do Instituto Coca-Cola, do Instituto Pão de Açúcar e o Conselho Deliberativo do Instituto WCF-Brasil. É a única brasileira membro do "Amigos Adultos do Prêmio das Crianças do Mundo".​

Maria Tereza Rodrigues

Conselheira Consultiva do Instituto EDP

Formada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - Largo de São Francisco, em 1977. Trabalhou no CEAS - Conselho Estadual de Auxílios e Subvenções, Secretaria da Promoção Social do Estado de São Paulo; na Prefeitura do Municipal de São Paulo - Depto. Jurídico Fiscal, Secretaria Municipal de Finanças; na Câmara Municipal de São Paulo, Secretário Parlamentar e Chefe de Gabinete; no Senado Federal, Assessor Especial, em Brasília-DF; na Rede Globo de Televisão - na implantação do Cedoc - Central Globo de Jornalismo de SP; na Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Assessor do Secretário, na reforma e reestruturação da Pinacoteca do Estado, com o curador Emanoel Araújo e o arq. Paulo Mendes da Rocha e na implantação da Sala São Paulo; RTC - Rádio e TV Cultura de São Paulo, Assessor de Relações Institucionais junto ao Parlamento e Ministérios; no Instituto EDP, Diretora de Responsabilidade Social e Relações Institucionais; no Grupo EDP - Energias do Brasil, Diretora de Relações Institucionais e Gestão de Stakeholders. Atualmente presta serviços de Consultoria de Relações Institucionais para o Grupo EDP - Energias do Brasil.​​

Rui Miguel Coutinho

Conselheiro Consultivo do Instituto EDP​

Licenciado em Direito, iniciou o seu percurso profissional no Ministério dos Negócios Estrangeiros, representando Portugal em Bruxelas em vários grupos de trabalho na área da Cooperação e Desenvolvimento durante a Primeira Presidência Portuguesa da então Comunidade Econômica Europeia. A partir de 1993, seguiu o jornalismo, tendo dirigido publicações como a revista Focus, Semanário Económico, Diário Económico e Diário de Notícias. Entre 2006 e 2012, ano que integrou o grupo EDP, fundou e administrou empresas ligadas à comunicação estratégica corporativa e gestão de stakeholders. Atualmente, é o diretor da Fundação EDP.