Valor Ambiental

PROTEÇÃO AMBIENTAL COMO VISÃO DE LONGO PRAZO

A EDP reconhece que as questões ambientais devem ser encaradas numa perspectiva de urgência, de forma pragmática. Para isso, atua com transparência e responsabilidade para melhoria da gestão ambiental do Grupo.

Assumimos um conjunto de compromissos e diretrizes que, suportados pela Política de Inovação e Sustentabilidade, orientam as atividades do negócio rumo à sustentabilidade ambiental.



DESEMPENHO AMBIENTAL

A EDP aposta na eficiência operacional para melhoria do nosso desempenho ambiental, com foco nos temas mais relevantes para o negócio.

Adotamos um modelo de gestão ambiental baseado nas melhores práticas de mercado. O acompanhamento do desempenho é feito por meio de indicadores ambientais, que são divulgados trimestralmente no em nosso site e anualmente no Relatório Anual da EDP.​

Biodiversidade

Por meio de sua Política de Inovação e Sustentabilidade, a EDP assume o compromisso de divulgar regularmente seu desempenho em relação à biodiversidade. A Companhia orienta todas as unidades de negócio a integrar o tema em suas avaliações de risco, a desenvolver práticas para mitigar os impactos negativos e maximizar os positivos, a fomentar o conhecimento científico sobre os diferentes aspectos da biodiversidade e a promover consultas regulares às partes interessadas.

O aspecto biodiversidade tem maior impacto nas usinas de Geração em construção, em decorrência da supressão vegetal e da formação de reservatórios, e nas operações de Distribuição, devido à coexistência das redes elétricas com espécies arbóreas. Nesse sentido, as unidades desenvolvem diferentes programas de gestão de riscos e minimização de impactos.

Política de Inovação e Sustentabilidade - Biodiversidade e serviços ecossistêmicos​​

Água

A água é um recurso fundamental para toda a sociedade.

Para a EDP, os recursos hídricos são matéria-prima para suas atividades. Manter a gestão do uso e consumo da água, portanto, ganha importância em nosso Sistema de Gestão Ambiental Corporativo e em nosso relacionamento com nossos stakeholders.​

Energia

Apesar de não ser um aspecto crítico para as atividades principais da organização, os indicadores de consumo de energia elétrica são acompanhados, visando um maior controle das variações de consumo e contribuindo, assim, para uma melhor eficiência das operações.​

Resíduos

Por ser considerado um dos aspectos ambientais de maior impacto para as operações de Distribuição e de Geração (usinas em construção e termelétricas), a EDP mantém um processo rígido de controle e gestão de resíduos.

Fundamentada nas diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei nº 12.305/2010), a gestão de resíduos preza pela redução na geração dos resíduos, a reutilização, a reciclagem, o tratamento e a disposição final adequada.​

Emissões

​Pela natureza do negócio da EDP, que atua com geração, distribuição e comercialização de energia elétrica, as mudanças climáticas apresentam riscos e oportunidades. Por isso, para melhor gestão do tema, adotamos políticas e diretrizes em nosso planejamento estratégico e na gestão de riscos e oportunidades relacionados ao clima.

Além disso, elaboramos anualmente o inventário de emissões, de acordo com diretrizes reconhecidas internacionalmente.​