EDP Brasil celebra Semana do Meio Ambiente com ações de conscientização

09/06/2016
Atividades com estudantes, funcionários e moradores de regiões próximas às usinas contribuem para elevar o conhecimento sobre sustentabilidade
A EDP Brasil, empresa que atua nas áreas de geração, distribuição, comercialização e soluções de energia, celebra a Semana do Meio Ambiente com diversas ações de conscientização, durante todo o mês, no entorno de regiões em que a Companhia está presente com usinas.

 

Por meio de empresas controladas pela EDP Brasil e pelo Instituto EDP, área que coordena as ações socioambientais do grupo, estão previstas atividades no Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil, de modo a promover o debate e o compartilhamento de informações referentes a sustentabilidade com estudantes, funcionários e moradores de regiões próximas às unidades geradoras.

 

Uma dessas ações é o Parte de Nós – Ambiente, iniciativa do Instituto EDP, que tem como objetivo promover o voluntariado, tendo a preservação da natureza como foco. No Ceará, mais de 200 voluntários, entre estudantes, moradores do distrito e colaboradores do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) realizaram no último sábado, a limpeza da praia da Taíba, localizada no município de São Gonçalo do Amarante, no entorno da Energia Pecém. Apresentações culturais, como dança folclórica, pintura e shows, complementaram a atividade, organizada em conjunto pela Energia Pecém e pela Eneva, com o apoio de outras 10 empresas da região, responsáveis por oferecer todo o material necessário para a coleta segura.

 

Os funcionários do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, onde a Energia Pecém está localizada, ainda participarão de uma rodada de debates ao longo da semana, que teve início no dia 6. O objetivo é repensar o impacto da população no meio-ambiente e estimular a reflexão e a transformação de pequenas, mas relevantes, atitudes cotidianas. Serão abordados tópicos como reciclagem de lixo orgânico e inorgânico e uso consciente da água.

 ​

No Tocantins, o Instituto EDP organizou na sexta-feira (3) uma visita de alunos do ensino fundamental da Escola Municipal de Lajeado à UHE Luiz Eduardo Magalhães, usina pertencente à Investco. Um especialista explicou a importância da preservação ambiental na sociedade, e os alunos tiveram a oportunidade de se aprofundar ainda mais no assunto ao receberem uma revista em quadrinhos narrando a importância do tema. Esse material também contemplou 500 cópias entregues ao Corpo de Bombeiros, que fará a distribuição no Colégio Esportivo Militar do Corpo de Bombeiros.

 

Os alunos da escola rural Juscelino Kubitschek, também em Lajeado, receberão no dia 21 de junho a peça de teatro “Onde a vida começa”, da Cia. de teatro Os Kaco. Por meio de personagens do nosso folclore, como o Saci, o Curupira e a Iara, o enredo explica a importância da conservação do meio ambiente.

 

No dia 22 de junho será a vez dos alunos da Escola Chico Ribeiro, em Peixe, receberem a peça. O Instituto EDP participou também do projeto Amigos do Rio, para promover a limpeza do rio Tocantins, que abastece a Enerpeixe. Colaboradores da empresa e comunidade local uniram esforços para concluir a atividade neste domingo (5). Além disso, a data marcou o início de uma série de conversas que serão realizadas ao longo do mês sobre educação ambiental e gestão de recursos hídricos em reservatórios.

 

Já na divisa entre o Mato Grosso e o Pará, a Empresa de Energia São Manoel promoverá ao longo desta semana, em parceria com o consórcio construtor, um ciclo de palestras no canteiro de obras da UHE São Manoel, de modo a discutir assuntos como monitoramento da atividade pesqueira e o comércio ilegal de plantas e animais.

voltar para notícias