Pesquisa & desenvolvimento

DESTAQUE PARA TRÊS PROJETOS IMPORTANTES PARA O P&D DA GERAÇÃO

• O primeiro projeto tem como objetivo desenvolver um sistema inteligente para avaliar a vida útil de componentes das usinas hidrelétricas, como bombas e turbinas, devido a alterações do regime operacional e de agentes estressores, como a cavitação – fenômeno originado em quedas repentinas de pressão, geralmente observado em sistemas hidráulicos. O projeto irá desenvolver um sistema on-line de registro de agentes estressores através de novos algoritmos de análise de dados, além da seleção de sensores e do software para diagnóstico do estado dos componentes.

• O segundo visa o desenvolvimento de um sistema de minirredes composto por painéis solares para o atendimento de áreas isoladas. O monitoramento do desempenho do sistema será feito através de medição remota. 

• Já o terceiro projeto tem como objetivo desenvolver um sistema de monitoramento remoto de transformadores de potência, utilizando técnicas de manutenção baseadas na inteligência computacional para prever e antecipar possíveis problemas por defeitos previamente estabelecidos. O foco é desenvolver um sistema de Inteligência Computacional, baseado em técnicas numéricas modernas para: I) avaliar continuamente o estado operacional; II) aumentar a confiabilidade; III) auxiliar no planejamento de manutenção; IV) reduzir riscos; V) evitar falhas catastróficas.

Os resultados obtidos nos projetos de P&D foram amplamente divulgados à comunidade científica, por meio da participação em seminários nacionais e internacionais e da publicação de artigos em revistas especializadas.