Perguntas Frequentes

Como funciona o ressarcimento por danos elétricos?

O que é? 

Ressarcimento efetuado ao consumidor pela ocorrência de danos elétricos causados em equipamentos instalados em unidade consumidora de baixa tensão. 

Onde solicitar? 

Na Agência Virtual da EDP Escelsa, por meio do site www.agenciavirtual.edpescelsa.com.br, no Call Center, pelo 0800 721 0707 e nas Agências de Atendimento Presencial, disponíveis em todos os municípios da área de concessão da EDP Escelsa. 

Qual é o procedimento realizado pela EDP Escelsa? 

As etapas para atendimento à manifestação do consumidor são: 

Solicitação: é o momento em que o consumidor informa e realiza a apresentação das informações necessárias para análise da manifestação, acerca da possível ocorrência. O consumidor tem até 90 (noventa) dias corridos, a contar da possível ocorrência do dano elétrico para se manifestar junto à EDP Escelsa. 

Análise: é a investigação das possíveis causas que possam ter ocasionado o(s) dano(s) elétrico(s), de forma a indicar se o ressarcimento é de responsabilidade da distribuidora. Ainda de modo a subsidiar a análise, poderá ser realizada uma verificação do(s) equipamento(s) com danos reclamados em até 10 dias corridos a partir da solicitação do ressarcimento, ou 1 dia útil se o(s) equipamento(s) for utilizado para acondicionamento de alimentos perecíveis ou medicamentos; Se identificado um nexo de causa entre o dano reclamado e um evento nos sistemas de gestão de ocorrências da EDP Escelsa, a distribuidora poderá solicitar ao consumidor até dois laudos e orçamentos do equipamento danificado, sem que isso represente compromisso em ressarcir. 

Resposta: é o ato formal, através do qual a distribuidora informa ao consumidor por escrito o resultado da solicitação baseada nos resultados da análise. A EDP Escelsa tem até 15 dias corridos para informar o consumidor sobre o resultado da análise. O prazo acima ficará suspenso se houver pendência de responsabilidade do consumidor que impeça a conclusão da análise, como, por exemplo, a falta de apresentação de laudos e orçamentos. 

O que ocorre após a informação do resultado da análise? 

Em caso de constatação que o dano elétrico ocorreu por responsabilidade da EDP Escelsa: o ressarcimento deve ser realizado em até 20 dias corridos, a contar da data em que a empresa informou o consumidor sobre o deferimento do pedido de ressarcimento. Quando comprovado que o dano elétrico não ocorreu por responsabilidade da empresa: o processo deve ser encerrado, podendo o consumidor formular reclamação junto à ouvidoria da EDP Escelsa, caso discorde do parecer. 

Quais são os casos mais comuns em que a EDP Escelsa fica impedida de ressarcir o consumidor? 

- Quando não há responsabilidade da distribuidora no dano elétrico. 
- Quando o consumidor providencia o conserto dos equipamentos antes da verificação por parte da empresa. 
- Quando o prazo de entrega do orçamento e/ou laudo técnico ficam suspensos por mais de 90 dias consecutivos por responsabilidade do consumidor. 
- Quando o dano elétrico é causado a equipamento(s) instalado(s) em unidades consumidoras atendidas em tensão superior a 2,3 kV. 
- Caso a data de solicitação ultrapasse 90 (noventa) dias da data da suposta ocorrência do dano elétrico. 
- Em caso de manifestações vinculadas a solicitações de danos morais, lucros cessantes e outros danos emergentes.

Como faço para retirar uma segunda via da minha fatura de energia elétrica?

 

​A segunda via de fatura pode ser emitida através desse site no link 2ª via de conta clicando aqui ou pessoalmente nas Agências de Atendimento Comercial.
Através da Central de Atendimento 0800 721 0707 é possível solicitar entrega de 2ª via em até 5 dias úteis ou então obter a informação do código de barras para efetuar pagamentos.

 

O que devo fazer para solicitar a ligação de energia elétrica em meu imóvel?

Para efetuar o pedido de ligação, dirija-se a uma de nossas Agências de Atendimento, devendo ser apresentado/informado o seguinte:

• Nome Completo do Solicitante;

• CPF para pessoa física (obrigatoriamente),

• Carteira de Identidade (RG) ou, na inexistência desta, outro documento de identificação oficial com foto;

• CNPJ para pessoa jurídica (obrigatoriamente);

• Endereço da ligação;

• Endereço de correspondência;

• Telefone fixo e celular e e-mail para contato;

• Atividade da unidade consumidora (residencial, comercial, industrial ou rural);

• Número do vizinho elétrico, preferencialmente;

• Relação de carga detalhada (enumeração dos bens do local de ligação com funcionamento a partir de energia elétrica);

• Autorização da Prefeitura para a ligação em áreas de domínio público ou preservação ambiental;

• Projeto e Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, para os casos específicos previstos em nossas normas de fornecimento confira no link:
 
• Cópia da carteira do CREA do profissional responsável pela Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, em virtude da condição acima;
 
Importante :

• A construção do padrão de entrada de serviço deverá obedecer aos critérios técnicos contidos nos manuais da EDP Escelsa.

• A solicitação de ligação nova tem o prazo de atendimento de 3 dias úteis para vistoria e 2 dias úteis para ligação , caso seja necessário reforço da rede de energia elétrica o prazo poderá ser estendido. 


• O Serviço de ligação é gratuito, porém se houver mais de uma visita à unidade consumidora devido à irregularidade técnica no padrão, será cobrado o valor do serviço de vistoria para ligação.

Meu imóvel está com a energia elétrica suspensa. O que devo fazer para solicitar a religação?

 

​Solicite a religação através do site da EDP Escelsa ou  compareça à Agência de Atendimento mais próxima ou então ligue para 0800-721-0707, munido dos seguintes dados e documentos:

• Número da Instalação do imóvel a ser religado (disponível na fatura de energia) ou endereço completo;
• CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica) do responsável interessado na religação;
• Se o imóvel teve o fornecimento cortado por falta de pagamento: apresentação do comprovante do pagamento dos débitos pendentes na Agência de Atendimento ou na execução da religação.
• Se o imóvel teve o fornecimento cortado por irregularidade: eliminação da irregularidade apontada pela EDP Escelsa;
• No caso de novo morador: efetuar a alteração de titularidade da instalação do imóvel.

Prazos de Religação:

Religação Normal Urbana: 24 horas a partir da solicitação.
Religação Normal Rural: 48 horas a partir da solicitação.
Religação de Urgência Urbana: 4 horas a partir da solicitação.
Religação de Urgência Rural: 8 horas a partir da solicitação.

Importante:

• As solicitações de religação passam a ter seu prazo contado entre o período das 8h às 18h. As solicitações realizadas, após as 18h têm o prazo contato a partir das 8h do primeiro dia útil subseqüente ao pedido de religação.
• Um responsável deverá estar no local para acompanhar a religação.
 

Em que circunstâncias posso solicitar a suspensão do fornecimento de energia elétrica?

O desligamento da energia elétrica poderá ser efetuado desde que a instalação não esteja em situação de consumo irregular, poderá ser emitida através desse site, ou em qualquer Agência de Atendimento e também pelo telefone 0800-721-0707. Tenha em mãos os seguintes dados e documentos:
• CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica) do responsável pelo imóvel;
• Fatura de energia e/ou endereço completo;
• Endereço para correspondência para envio da conta final (consumo registrado entre a leitura da última fatura e a data do desligamento).

Estou desocupando um imóvel. O que devo fazer para tirar o meu nome da conta de energia elétrica?

Solicite o pedido de desligamento, clicando aqui, comparecendo a uma das Agências de Atendimento ou ligando para o 0800-721-0707. Tenha em mãos:
• CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica) do responsável pelo imóvel;
• Fatura de energia e/ou endereço completo;
• Endereço para correspondência para envio da conta final (consumo registrado entre a leitura da última fatura e a data do desligamento).

O que devo fazer para acertar o cadastro?

Para alteração ou inclusão de telefone fixo, celular e e-mail faça seu acerto cadastral, poderá ser emitida através desse site clicando aqui.
Caso deseje realizar a alteração do nome de RUA, CEP ou Nº do Imóvel, compareça à Agência de Atendimento mais próxima e apresente a cópia do IPTU ou documento oficial da Prefeitura.

O meu endereço atual está errado na fatura de energia elétrica. O que devo fazer para alterá-lo?

Para alteração do endereço de entrega de sua fatura, poderá ser emitida através desse site clicando aqui, telefone gratuitamente para 0800-721-0707 ou apresente os seguintes documentos em qualquer Agência de Atendimento:
• Carteira de Identidade (RG) ou, na inexistência desta, outro documento de identificação oficial com foto;
• CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica) do responsável;
• Número da Instalação do imóvel (disponível na fatura de energia).
Para alteração de seu endereço elétrico (local da instalação) efetue seu acerto cadastral comparecendo à Agência de Atendimento mais próxima, com os seguintes documentos:
• Carteira de Identidade (RG) ou, na inexistência desta, outro documento de identificação oficial com foto;
• CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica) do responsável;
• Documento oficial fornecido pela Prefeitura que comprove o nome correto da rua ou número do local, como o IPTU.

Em que circunstâncias devo solicitar uma modificação na entrada da instalação de energia elétrica?

 

As modificações na entrada de energia elétrica são efetuadas nos seguintes casos:

• Reforma da instalação elétrica (quando houver a substituição dos fios ou cabos, troca da caixa, poste,  base de madeira, disjuntor, unificação da medição ou mesmo da entrada de energia elétrica);
• Acréscimo ou redução de carga;
• Solicitação de fio neutro ou acréscimo de fase.

Para solicitar a modificação na entrada de energia elétrica de sua instalação, poderá ser emitida através desse site clicando aqui , consulte uma das Agências de Atendimento de nossa área de concessão ou ligue para 0800-721-0707, informando a atividade a ser exercida e tendo em mãos a seguinte documentação:
• CPF para pessoa física (preferencialmente) ou CNPJ para pessoa jurídica (obrigatoriamente);
• Endereço de correspondência;
• Telefone fixo e celular e e-mail para contato;
• Finalidade de uso da instalação;
• Relação de carga detalhada (enumeração dos bens do local de ligação com funcionamento a partir de energia elétrica);
• Autorização da Prefeitura para a ligação em áreas de domínio público ou preservação ambiental.

 

Como incluir o pagamento da minha conta de energia elétrica no Débito Automático em Conta Corrente Bancária?

A EDP Escelsa coloca à disposição de seus clientes de baixa tensão o sistema de débito automático em conta corrente bancária, proporcionando-lhes maior comodidade e evitando a incidência de multas sobre contas de energia elétrica pagas com atraso.
 
Caso possua conta corrente em algum dos bancos relacionados no link abaixo, compareça diretamente a sua agência bancária com uma fatura de energia elétrica e faça a opção sem qualquer ônus.
 
Alguns dos bancos conveniados também oferecem este serviço diretamente pela Agência Virtual. Clique aqui 
 
 
 
 
 
 
 
• A conta de energia elétrica continuará sendo encaminhada para sua residência para fins de consulta. 
 
 
• Para cadastrar o Débito Automático em Conta Corrente é necessário solicitar diretamente à agência bancária.

Como é feita a leitura de medidores?

 

A EDP Escelsa realiza a leitura de medidores diariamente em toda a sua área de concessão, obedecendo a um calendário elaborado para todo o ano, conforme orientação da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica. As leituras dos medidores são efetuadas em intervalos de 27 a 33 dias.
 
Desligamento: No caso de desligamento, a leitura é feita no ato, independente da data prevista no calendário.
 
Impedimento do acesso à leitura: Se por algum acaso não foi possível fazer a leitura do medidor num determinado mês devido à falta de acesso ao local de medição, adota-se como valor de consumo para faturamento daquele mês a média dos valores medidos nos períodos correspondentes aos doze últimos faturamentos. No mês seguinte, restabelecendo-se o acesso para leitura do medidor, será feito o acerto da diferença do consumo (kWh) cobrado no mês em que não foi realizada a tomada de leitura.
 
Calcula-se o consumo multiplicando-se a diferença entre a leitura atual e a do mês anterior, pela constante do medidor. Em caso de dúvidas sobre o seu consumo de energia elétrica solicite uma análise na Agência de Atendimento mais próxima ou ligue para 0800-721-0707.
Saiba como efetuar corretamente a leitura do seu medidor de energia elétrica  através desse site clicando aqui.

 

Qual é o critério para cobrança de multa?

O pagamento da fatura de energia elétrica após a data de vencimento acarreta a cobrança de multa de 2% sobre o valor total da conta, excetuando-se os valores das eventuais multas e juros de períodos anteriores, os relativos às contribuições ou doações de interesse social e a Contribuição de Iluminação Pública (CIP), de acordo com a Resolução nº 414, de 09/09/2010, expedida pela ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica.
Nota: A fatura deverá ser paga, mesmo após o vencimento, nos bancos, casas lotéricas e estabelecimentos conveniados. O valor referente à multa por atraso no pagamento será incluído automaticamente na fatura do mês seguinte.
Evite multas.

Como proceder quando houver oscilação do nível de tensão de energia elétrica?

 


No caso de oscilação do nível de tensão de energia elétrica, identifique o horário ou o período em que ocorre a oscilação, se acontece constantemente e se ocorre na vizinhança. Compareça à Agência de Atendimento mais próxima ou ligue para 0800-721-0707, para a verificação do nível de tensão da rede de energia elétrica. Em caso de emergência, ligue para o mesmo número.
Nota: Caso não seja constatada a oscilação, será cobrada uma taxa de serviço específica na conta de energia elétrica do mês subsequente.

 

Como posso solicitar ressarcimento por danos em equipamentos elétricos devido a anomalias no fornecimento de energia elétrica?

A solicitação de Ressarcimento de Danos em Equipamentos Elétricos é aplicável aos clientes de Baixa Tensão (tensão igual ou inferior a 2,3 kV) e pode ser efetuada através do atendimento telefônico 0800-721-0707, das Agências de Atendimento e pela Internet, clicando aqui.
A solicitação deverá observar as condições previstas na Resolução Normativa - ANEEL, Nº 414, de 09 de Setembro de 2010, que condiciona ao cliente:
• O prazo de até 90 (noventa) dias, a contar da data provável da ocorrência do dano elétrico no equipamento, para solicitar o ressarcimento à Escelsa, devendo fornecer:
• Data e horário prováveis da ocorrência do dano;
• Informações que demonstrem que o solicitante é o titular da unidade consumidora, ou seu representante legal (titularidade na fatura de energia);
• Relato do problema apresentado pelo equipamento elétrico; e
• Descrição e característica gerais do equipamento danificado, tais como marca e modelo e nº de série.

Deferimento do Pedido de Ressarcimento:
• Somente os casos que tecnicamente se referirem à ocorrência de dano elétrico devido a anomalias no fornecimento de energia, em data e horário coincidentes conforme dados fornecidos pelo cliente.
Indeferimento do Pedido de Ressarcimento:
• Inexistência de comprovação de ocorrência de anomalias no fornecimento de energia no período de ocorrência do dano;
• Comprovação de dano causado pelo uso incorreto do (s) equipamento (s) ou por defeitos nas instalações internas da unidade consumidora;
• Suspensão do prazo por mais de 60 (sessenta) dias consecutivos devido a pendências injustificadas do consumidor, como falta de apresentação de documentos (orçamentos/laudos).
Importante:
• O cliente será informado pela EDP ESCELSA no prazo máximo de 15 (quinze) dias, contados a partir da data da solicitação sobre o deferimento ou não do pedido de ressarcimento.
• A seu critério, a Escelsa poderá realizar análises e inspeções no sistema de distribuição e vistoria nas instalações.
• No caso de deferimento, após a aprovação de laudo e orçamento, a EDP ESCELSA efetuará o pagamento em moeda corrente, ficando ao cliente a opção por meio de depósito em conta corrente bancária ou cheque nominal .

Como posso solicitar uma remoção de poste?

 

Para solicitar uma remoção de poste, você deverá fornecer as seguintes informações na Agência de Atendimento mais próxima ou pelo telefone 0800-721-0707:
• Número do poste a ser removido ou outra indicação que possibilite a sua localização;
• Especificação do motivo; e
• Apresentação do croqui contendo o deslocamento pretendido.
Importante:
• Caso a remoção do poste gere custo para o cliente, a cobrança será efetuada por meio da fatura de energia elétrica após a execução do serviço, de acordo com o estabelecido no art. 102 da Resolução Normativa 414/2010. 

 

Efetuei o pagamento da conta de energia elétrica em duplicidade. Como obter a restituição do meu dinheiro?

​Se você efetuou o pagamento da mesma fatura duas vezes, o valor da fatura de energia paga em duplicidade será automaticamente devolvido por meio de crédito na próxima fatura. Se o montante a ser restituído for maior que o valor cobrado pelo consumo do mês subsequente, o valor remanescente será creditado nas faturas posteriores.

O que devo fazer para solicitar a transferência de nome na conta de energia elétrica?

 

Para efetuar a alteração de titularidade, dirija-se a uma de nossas Agências de Atendimento , devendo ser apresentado o seguinte:
Pessoa Física:

• Nome Completo do Solicitante;

• CPF (original).

• Carteira de Identidade (RG); podendo ser substituído por qualquer outro documento oficial com foto;

• Faturas quitadas, se existirem;

• Contrato de locação com reconhecimento de firma; ou

• Escritura ou Compromisso de Compra e Venda registrada em cartório.

 

Observação: Para solicitações formuladas por terceiros, faz-se necessária a apresentação dos seguintes documentos:

• Documentos originais (CPF e Carteira de Identidade ou outro documento oficial com foto) do procurador;

• Procuração com reconhecimento de firma em cartório;

• Cópia autenticada dos documentos do novo titular da fatura (CPF e Carteira de Identidade ou outro documento oficial com foto).

 

Pessoa Jurídica:

• Apresentação obrigatória do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), original ou cópia autenticada;

• Inscrição Estadual ou Municipal (original ou cópia autenticada);

• Fatura de energia;

• Débitos quitados;

• Contrato de locação com reconhecimento de firma; ou

• Escritura ou Compromisso de Compra e Venda registrada em cartório.

• Contrato ou estatuto e documentação que habilite o representante legal da empresa (alteração do contrato ou ata de nomeação - original ou cópia autenticada);

• O representante deverá ser identificado pela apresentação do RG e CPF (originais).

Observações:
Caso a solicitação seja efetuada por terceiros, o solicitante deverá apresentar procuração específica para esse fim reconhecida em cartório e originais dos documentos de identidade e CPF.

É importante levar a leitura de seu medidor quando solicitar a alteração de responsabilidade de sua unidade consumidora, isso evita erros no faturamento de sua conta de energia elétrica.

 

O que é a Tarifa Social?

 

​A Tarifa Social de Energia Elétrica é um desconto na conta de energia concedido para os primeiros 220 kW/h consumidos mensalmente por clientes residenciais, classificados na subclasse baixa renda. O benefício vale também para a ligação residencial bifásica e trifásica e será aplicado somente a uma unidade consumidora por família.

 

Como obter o benefício da Tarifa Social que concede descontos na fatura de energia elétrica?

 

Para obter o benefício da Tarifa Social é necessário estar enquadrado em uma das situações abaixo:

- Família inscrita no CadÚnico para Programas Sociais do Governo Federal, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional;

- Clientes que recebem Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC;

- Família inscrita no CadÚnico com renda mensal de até 3 (três) salários mínimos, que tenha portador da doença ou patologia cujo tratamento ou procedimento médico requeira uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que dependam do consumo de energia elétrica;

- Famílias indígenas ou quilombolas.
Estando em uma dessas situações, é necessário dirigir-se a uma de nossas Agências de Atendimento mais próxima com os seguintes documentos:

Obrigatórios:


- Nome do beneficiário;

- Número de Identificação Social (NIS, obtido na prefeitura municipal);

- CPF (Cadastro de Pessoa Física);

- Carteira de Identidade (ou outro documento de identificação social com foto).

Se família indígena ou quilombola:


- Informar se a família é indígena ou quilombola,

- Carteira de Identidade (ou outro documento de identificação social com foto) ou apenas Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI);

- Demais documentos obrigatórios.

 

Se há o recebimento de BCP - Benefício de Prestação Continuada:

- Informar se há integrante na família que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BCP). Nesse caso, é preciso informar Número do Benefício (NB) ou o
Número de Identificação do Trabalhador (NIT).

- Demais documentos obrigatórios.

 

Comparecendo a uma de nossas Agências munido dos documentos necessários, o cadastramento do benefício é imediato.

 

 

 

Quando eu posso obter a Declaração Anual de Débitos?

 

​A declaração de quitação anual de débitos compreende os meses de janeiro a dezembro de cada ano, tendo como referência a data do vencimento da respectiva fatura, e deve ser encaminhada ao consumidor até o mês de maio do ano seguinte, podendo ser emitida em espaço da própria fatura.
 
Somente terão direito à declaração de quitação anual de débitos os consumidores que quitarem todos os débitos relativos ao ano em referência.
 
Caso o consumidor não tenha utilizado os serviços durante todos os meses do ano anterior, terá ele o direito à declaração de quitação dos meses em que houve pagamento das faturas.

 

Qual o prazo para o atendimento de pedidos de religação?

 

​Religação Normal 

24 horas a partir da solicitação.

Religação Urgência


04 horas a partir da solicitação.

 

 

 

Em quais serviços posso ser cobrado pela EDP Escelsa?

Ao realizar determinados serviços a EDP Escelsa poderá cobrar por sua execução. 

Os valores a serem cobrados são homologados pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL e estão definidos na Resolução Homologatória ANEEL nº 1.326/2012, de 31 Julho 2012 - Vigência: 07 de agosto de 2012 a 06 agosto 2013. 

Vamos conhecer os principais serviços cobráveis: 

SERVIÇOS COBRÁVEIS​

GRUPO B (Reais)

GRUPO A (Reais)

MONOFÁSICO

BIFÁSICO

TIFÁSICO

I - Vistoria de unidade consumidora

R$ 4,71

R$ 6,74

R$ 13,47

R$ 40,46

II - Aferição de medidor

R$ 6,07

R$ 10,10

R$ 13,47

R$ 67,45

III - Verificação de nível de tensão

R$ 6,07

R$ 10,10

R$ 12,13

R$ 67,45

IV - Religação normal

R$ 5,38

R$ 7,41

R$ 22,24

R$ 67,45

V - Religação de urgência

R$ 26,97

R$ 40,46

R$ 67,45

R$ 134,89

VI - Emissão de 2º Via de Fatura

R$ 2,01

R$ 2,01

R$ 2,01

R$ 4,04

VII - Emissão de 2º Via de Declaração Anual de Débitos

R$ 2,01

R$ 2,01

R$ 2,01

R$ 4,04

VIII – Disponibilização de Dados de Medição (memória de massa)

R$ 4,71

R$ 6,74

R$ 13,47

R$ 40,46

IX – Desligamento ou Religação Programada

R$ 26,97

R$ 40,46

R$ 67,45

R$ 134,89

X – Fornecimento Pulsos Potência e Sincronismo

R$ 4,71

R$ 6,74

R$ 13,47

R$ 40,46

XI – Comissionamento de Obra

R$ 14,12

R$ 20,21

R$ 40,42

R$ 121,38

XII - Remoção de Poste

Dependerão de orçamento específico

XIII - Remoção de Rede

Dependerão de orçamento específico

XIV - Visita técnica

R$ 4,71

R$ 6,74

R$ 13,47

R$ 40,46

XV - Custo Administrativo de Inspeção


R$ 80,94

R$ 121,48

R$ 202,49

R$ 2.699,81


Conhecendo os serviços: 

• I - Vistoria de unidade consumidora: verificação do padrão de entrada da unidade consumidora, antes da sua ligação, devendo a mesma estar em conformidade com os padrões técnicos e de segurança da EDP Escelsa. A primeira vistoria não deve ser cobrada, no entanto, as demais possíveis vistorias poderão ser cobradas em caso de recorrência das irregularidades apresentadas pela distribuidora na primeira vistoria, exceto se ficar caracterizado que a empresa não informou previamente o interessado sobre todos os motivos da reprovação anterior. 

• II - Aferição de medidor: verificação do medidor na unidade consumidora ou em laboratório. Haverá a cobrança do serviço quando o equipamento estiver em ordem, e a solicitação ocorrer a pedido do consumidor. 

• III - Verificação de nível de tensão: inspeção técnica realizada até o ponto de conexão da unidade consumidora para avaliar os níveis de tensão. Poderá ser executada a cobrança quando o resultado da medição não apresentar valores nas faixas de tensão precária ou crítica. 

• IV - Religação normal: restabelecimento do fornecimento de energia elétrica no prazo de 24 horas na área urbana e de 48 horas na área rural. 

• V - Religação de urgência: restabelecimento do fornecimento de energia elétrica no prazo de até 4 horas na área urbana e até 8 horas na área rural. A EDP Escelsa disponibiliza esse serviço nos municípios de: Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Viana, Linhares, Cachoeiro do Itapemirim e Guarapari. 

• VI - Emissão de 2º Via de Fatura: disponibilização de emissão de todas as informações constantes na primeira via e, adicionalmente contém em destaque a expressão “segunda via”. 

• VII - Emissão de 2º Via de Declaração Anual de Débitos: disponibilização da declaração de quitação anual de débitos, conforme previsto no Art. 125 da REN 414/2010. 

• VIII - Comissionamento de Obra: acompanhamento e fiscalização de Obra executada por particular, antes da sua incorporação, devendo a mesma estar em conformidade com os padrões técnicos e de segurança da EDP Escelsa. 

A primeira fiscalização não deverá ser cobrada, no entanto, os demais possíveis acompanhamentos poderão ser cobrados em caso de recorrência das irregularidades apresentadas pela distribuidora na primeira fiscalização, exceto se ficar caracterizado que a empresa não informou previamente o interessado sobre todos os motivos da reprovação anterior. 

• IX e X - Remoção de Poste e Remoção de Rede: procedimento para alterar a localização ou remover o poste ou a rede, quando solicitado pelo consumidor. O custo será apresentado conforme orçamento específico à solicitação. 

• XI - Visita técnica: comparecimento de profissional da EDP Escelsa na unidade consumidora para prestação de serviço determinado. A cobrança da taxa será realizada sempre que o serviço solicitado deixar de ser realizado por responsabilidade exclusiva do consumidor. 

Importante: a taxa de vistoria técnica também poderá ser cobrada, quando os profissionais da EDP Escelsa comparecerem para executar a suspensão de fornecimento por falta de pagamento na unidade consumidora, e não a realizarem por motivo de apresentação de fatura(s) paga(s) no local. 

• XII - Custo administrativo de inspeção: custo incorrido em razão de inspeção na unidade consumidora nos casos de irregularidade comprovada, ou ainda, religação da unidade consumidora à revelia da distribuidora. A cobrança se dará com a comprovação da ocorrência mediante a emissão de TOI – Termo de Ocorrência e Inspeção, ou por meio de formulário próprio da distribuidora. 

NOTA: Os serviços cobráveis referentes aos Itens VIII, IX e X são exclusivamente do grupo A, e podem ser consultados com a Gestão de Grandes Clientes, através do fone de contato 27 3348-4444. 

Conhecendo a forma de cobrança 

A cobrança dos serviços executados a pedido do consumidor será adicionada à próxima fatura de energia elétrica ou por meio de boleto bancário, dependendo do serviço, e devendo ser paga somente em bancos, correspondentes bancários credenciados ou casas lotéricas. 

A EDP Escelsa não autoriza qualquer tipo de cobrança e recebimento de valores por parte de seus colaboradores no local da execução do Denuncie essa prática e evite a ação de golpistas! ​

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