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Alteração de Demanda


A demanda é a capacidade máxima exigida do Sistema Elétrico em um determinado momento, que é o equivalente a soma de todas as cargas instaladas possíveis operando no mesmo intervalo de tempo, em quilowatts (kW).

Para um bom funcionamento do setor elétrico e uma distribuição adequada para todos os clientes, os consumidores atendidos com o nível de tensão igual ou superior a 2,3 kV, o chamado “Grupo A”, devem especificar a sua demanda para a formulação do contrato de fornecimento de energia elétrica.

O valor da demanda pode ser único ou segmentado por horário do dia ou período do ano, conforme a melhor forma de enquadrar a estrutura tarifária, assim como a apuração do consumo para fins de faturamento.

Para o faturamento da demanda, será considerado sempre o maior valor dentre o contratado e o apurado por medição, sempre se respeitando o limite de tolerância estabelecido para cada nível de tensão de fornecimento. Em caso de desrespeito ao limite, será aplicada uma tarifa sobre a diferença total em relação ao limite estabelecido em contrato.

O limite de tolerância varia de acordo com o nível da tensão fornecido para a unidade consumidora. Dessa forma, unidades consumidoras do Grupo A atendidas em nível de tensão igual ou inferior a 34,5 kV possuem limite de tolerância de 10% acima da demanda contratada, enquanto as atendidas em níveis de tensão superiores a 34,5 kV possuem o limite de tolerância de apenas 5%.


Como Solicitar


Para solicitar uma alteração de demanda contratada ou um acréscimo de carga, são necessários estudos para não comprometer a qualidade da energia esperada e evitar até mesmo a queima de equipamentos e a geração de prejuízos para seu processo.


Deste modo, quando houver necessidade de alteração, deverão ser seguidos os seguintes passos:


  • Passo 1: Solicitação de Aumento da Demanda

  • O cliente deve se dirigir à Gerência de Grandes Clientes em posse das seguintes informações:


    • Número da Instalação
    • Carga instalada;
    • Demanda solicitada, acompanhado de um cronograma de utilização ou implantação;
    • Dados de cargas sensíveis (motores iguais ou maiores de 50 C.V., fornos, caldeiras ou estufas elétricas maiores que 90 kW).

  • Passo 2: Estudo de Viabilidade
  • A EDP estuda as condições técnicas de atendimento e informa ao cliente a liberação ou a necessidade de obras para a mudança e os seus custos. Em caso de necessidade de obras no posto primário, o cliente deverá apresentar à Gerência de Grandes Clientes, em 3 jogos de plantas, o projeto elétrico completo, de acordo com as Normas Brasileiras e os Padrões EDP, para análise e aprovação.


  • Passo 3: Assinatura Termo Aditivo
  • Liberado o pedido de aumento de demanda e/ou concluídas as obras necessárias ao aumento solicitado e após vistoria das mesmas, o cliente assina um termo aditivo ao contrato de fornecimento de energia, estabelecendo a nova demanda contratada.


  • Passo 4: Liberação de Faturamento
  • Somente após o recebimento do termo aditivo assinado pelo cliente na EDP, a empresa estará liberada para utilizar a nova demanda contratada.

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