Perfil de Negócios

A EDP atua nos segmentos de Geração, Distribuição e Comercialização e Soluções de energia elétrica no País. Com sede na cidade de São Paulo, a EDP possui ativos em oito estados: Amapá, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, São Paulo e Tocantins.

Controlada pela EDP Energias de Portugal S.A, uma das maiores operadoras europeias no setor energético, a EDP Energias do Brasil S.A. abriu seu capital no Novo Mercado da BM&FBovespa, em 13 de julho de 2005, aderindo aos mais elevados padrões de Governança Corporativa. Já em janeiro de 2013, a Companhia ingressou no IBOVESPA, principal índice do mercado de valores mobiliários da América Latina, decorrente do desdobramento de suas ações ordinárias em 2012. Além dos índices listados, a EDP integra o Índice de Sustentabilidade da BM&F Bovespa (ISE), que reúne empresas que adotam boas práticas corporativas no que diz respeito a aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa.
​​

UNIDADE DE NEGÓCIO GERAÇÃO

A EDP possui uma capacidade instalada de 2, 7 GW relativa ao portfólio de usinas hidrelétricas e térmicas e aposta em um modelo de negócios cujas bases são a eficiência nas operações, a otimização de portfólio, o compromisso com a execução, o gerenciamento de riscos e de crises e a capacidade de antecipar entregas.

Estratégia de crescimento na unidade de Geração

Início das operações

2017 - UHE Cachoeira Caldeirão (AP) – 219 MW de capacidade instalada.

2018 - UHE São Manoel (MT/PA) – 700 MW de capacidade instalada.

Presença

Os ativos de Geração da EDP estão presentes em sete estados brasileiros: Amapá, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Tocantins.


UNIDADE DE NEGÓCIO DISTRIBUIÇÃO

Com duas Distribuidoras e um total de 3,3 milhões de clientes no Brasil, a EDP atua nos estados de São Paulo (SP) e do Espírito Santo (ES), distribuindo aproximadamente 25.713 GWh de energia por ano.


São Paulo
Sociedade anônima de capital aberto, a Distribuidora da EDP em São Paulo tem o objetivo de prestar serviços públicos de energia elétrica, durante 30 anos, contados desde o dia 23 de outubro de 1998, data em que o contrato de concessão foi firmado.

A Distribuidora atua em 28 municípios do estado, nas regiões do Alto do Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte. Em 2015, a Empresa atendeu cerca de 1,8 milhões de clientes e distribuiu 14.622 GWh  de energia elétrica.

Espírito Santo
Sociedade anônima de capital aberto, a distribuidora da EDP no Espírito Santo atua desde 1968 no campo de distribuição de energia elétrica. A concessionária atende 70 dos 78 municípios do estado. Em 2015, a Empresa distribuiu 11.090 GWh de energia elétrica aos 1,5 milhões de clientes. Sua concessão tem vigência até 16 de julho de 2025.

​UNIDADE DE NEGÓCIO COMERCIALIZAÇÃO

Criada em 2001, a unidade de negócio de Comercialização e Soluções de energia da EDP é responsável pela administração do portfólio de contratos de energia das empresas do Grupo no Brasil, além dos contratos de clientes finais intensivos no consumo de energia elétrica. A unidade de negócio de Comercialização e Soluções de energia atende clientes que desejam otimizar suas compras no ambiente competitivo de energia elétrica. Seus serviços técnicos compreendem a Construção de Subestações, Linhas de Transmissão e Eficiência Energética.


Em 2015, a unidade atingiu o 4º lugar entre as maiores comercializadoras privadas no país, com volume total de energia comercializado de 10.521 GWh. Sua atuação está focada na redução de custos energéticos para os clientes por meio da contratação no mercado livre de energia.