Conselho

António Luís Guerra Nunes Mexia

Presidente do Conselho de Administração da EDP Energias do Brasil.

Licenciado em economia pela Universidade de Genebra (Suíça).

Entre 1979 e 1981, António Mexia exerceu o cargo de professor convidado no Departamento de Economia da Universidade de Genebra (Suíça) e, entre 1985 e 1989, foi orador no curso de pós-graduação em Estudos Europeus na Universidade Católica de Lisboa.

Entre 1989 e 1991, António Mexia foi Adjunto do Secretário de Estado do Comércio Externo e, entre 1991 e 1992, foi vice-presidente do conselho de administração do Instituto do Comércio Externo.

Entre 1992 e 1998, António Mexia foi administrador do Banco Espírito Santo de Investimento, S.A..

Em 1998, foi nomeado como “Chief Executive Officer” da Gás de Portugal e da Transgás, cargo que exerceu até 2000.

Entre 2000 e 2001, António Mexia exerceu o cargo de vice-presidente do conselho de administração da Galp Energia e, entre 2001 e 2004, exerceu as funções de “Chief Executive Officer” da Galp Energia e presidente do conselho de administração da Petrogal, Gás de Portugal, Transgás e Transgás-Atlântico.

Em 2004, António Mexia foi nomeado Ministro das Obras Públicas, dos Transportes e das Comunicações do 16º Governo Constitucional.

Entre 1999 e 2002, António Mexia exerceu funções de presidente da Associação Portuguesa de Energia e foi ainda membro da Comissão Trilateral, de 1992 a 1998, vice-presidente da Associação Industrial Portuguesa e presidente do conselho geral da Ambelis, bem como representante do Governo Português junto da União Europeia no grupo de trabalho para o desenvolvimento das redes transeuropeias.

Em Março de 2006 foi nomeado “Chief Executive Officer” da EDP-Energias de Portugal.​

Miguel Nuno Simões Nunes Ferreira Setas

Diretor Presidente da EDP Energias do Brasil e vice-presidente do conselho de administração da EDP Energias do Brasil.

Iniciou a sua carreira como consultor na McKinsey & Co e está ligado ao setor da energia desde 1998. Ingressou no Grupo EDP em 2006. Foi Administrador da EDP Comercial, da EDP Inovação, da Portgás e da Fundação EDP. No Grupo Galp Energia foi Diretor de Marketing Estratégico e Administrador da Lisboagás. Foi ainda Administrador da CP - Comboios de Portugal e presidente da CP Lisboa.

Na área acadêmica, formou-se em Engenharia Física e fez o Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de computadores no Instituto Superior Técnico, em Lisboa. Em 1996, fez MBA na Universidade Nova de Lisboa.​

Francisco Carlos Coutinho Pitella

Conselheiro independente de administração

Pitella é presidente do Conselho de Administração e diretor geral da Juruena Participações e Investimentos S.A. e presidente do Comitê de Investimentos do Energia PCH Fundo de Investimento em Participações. É membro do Conselho de Administração da Cia. de Tecidos Norte de Minas – COTEMINAS, é o representante no Brasil das tradings Marc Rich Investment AG, Stratton Metals LTD e Trafigura AG na importação e exportação de minérios e metais.

Foi diretor de Relações com Investidores da GTD Participações S.A. Foi membro dos Conselhos de Administração e Fiscal da EDP Escelsa e da Enersul. Foi diretor geral para a América do Sul das tradings AIOC Corporation e Marc Rich Investment AG. Foi diretor da Vale do Rio Doce Alumínio S.A. - ALUVALE e membro dos Conselhos de Administração das empresas Valesul Alumínio S.A. e Mineração Rio do Norte S.A. e dos Conselhos Consultivos da Albras - Alumínio Brasileiro S.A. e da Alunorte - Alumina do Norte do Brasil S.A.

Na área acadêmica, é formado em Engenharia Civil pela Escola Nacional de Engenharia da UFRJ.​​


João Manuel Veríssimo Marques da Cruz

Conselheiro de administração


Nasceu em 23 de Maio de 1961. Licenciado em Gestão pelo ISE – Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa (1984), MBA de Gestão na Universidade Técnica de Lisboa (1989) e Pós-graduação em Marketing e Gestão de Linhas Aéreas pela IATA – International Air Travel Association e Bath University – UK (1992).

Entre 1984 e 1999 assumiu na TAP Air Portugal várias funções, tendo sido nomeadamente Director-Geral.

Entre 1997 e 1999 assumiu o cargo de Administrador na TAPGER.

Entre 2000 e 2002 foi Administrador da EMEF e em outras Companhias do grupo CP.

De Dezembro de 2002 a Fevereiro de 2005 assumiu funções de Presidente da Comissão Executiva da Air Luxor.

Entre 2005 e 2007 foi Presidente do ICEP Portugal.

Em 2009 foi nomeado Presidente do Conselho de Administração da CEM – Companhia de Electricidade de Macau.

É membro do Conselho de Administração da EDP Internacional desde Março de 2007.​

Modesto Souza Barros Carvalhosa

Conselheiro independente de administração

Carvalhosa é também membro do Conselho Curador da Universidade Federal de São Carlos e da Fundação Padre Anchieta, do Conselho de Administração da Companhia Melhoramentos de São Paulo e da Câmara de Arbitragem da Bolsa de Valores de São Paulo. Foi professor de Direito Comercial da USP, consultor jurídico da Bolsa de Valores de São Paulo, presidente do Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seção São Paulo e membro da Comissão Constitucional da OAB.

Na área acadêmica, é formado em Direito pela Universidade de São Paulo e doutor de Direito Comercial e Econômico pela USP.​

Nuno Maria Pestana de Almeida Alves

Conselheiro de administração

Alves fez carreira na instituição, onde passou por diversos cargos até assumir, em 1999, a presidência do Conselho de Administração da CISF Dealer (braço de investimentos do Banco Comercial Português) e, em 2000, o cargo de Administrador com os Pelouros de Tesouraria e Mercado, do agora denominado Millenniumbcp Investimento (anterior Banco CISF).

Na área acadêmica, apesar de licenciado em Engenharia e Construção Naval pela Universidade de Michigan, em 1980, foi pela área administrativo-financeira que Nuno Alves fez a sua carreira. Na mesma universidade onde alcançou o título de engenheiro, tornou-se mestre em gestão de empresas, em 1985. Três anos depois, deu início à sua trajetória profissional, como técnico na direção de estudos e planejamento do Banco Comercial Português​

Pedro Sampaio Malan

Conselheiro independente de administração

Malan é membro dos Conselhos de Administração das empresas Globex-Ponto Frio; EDP no Brasil; OGX Petróleo e Gás Participações S.A.. Membro do Conselho Consultivo da ALCOA. Membro do Conselho Curador da International Accounting Standards Committee Foundation. Ex-Presidente do Conselho de Administração do Unibanco. Professor do Departamento de Economia da PUC do Rio de Janeiro. Ministro da Fazenda do Brasil de 1995 a 2002. Presidente do Banco Central do Brasil de 1993 a 1994. Consultor Especial e Negociador-chefe para Assuntos da Dívida Externa - Ministério da Fazenda de 1991 a 1993. Diretor Executivo do Banco Mundial de 1986 a 1990 e de 1992 a 1993.
Na área acadêmica, é formado em Engenharia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1965, com Ph.D. em Economia pela Universidade de Berkeley,Califórnia.