Conselho

António Luís Guerra Nunes Mexia

Presidente do Conselho de Administração da EDP Energias do Brasil.

Licenciado em economia pela Universidade de Genebra (Suíça).

Entre 1979 e 1981, António Mexia exerceu o cargo de professor convidado no Departamento de Economia da Universidade de Genebra (Suíça) e, entre 1985 e 1989, foi orador no curso de pós-graduação em Estudos Europeus na Universidade Católica de Lisboa.

Entre 1989 e 1991, António Mexia foi Adjunto do Secretário de Estado do Comércio Externo e, entre 1991 e 1992, foi vice-presidente do conselho de administração do Instituto do Comércio Externo.

Entre 1992 e 1998, António Mexia foi administrador do Banco Espírito Santo de Investimento, S.A..

Em 1998, foi nomeado como “Chief Executive Officer” da Gás de Portugal e da Transgás, cargo que exerceu até 2000.

Entre 2000 e 2001, António Mexia exerceu o cargo de vice-presidente do conselho de administração da Galp Energia e, entre 2001 e 2004, exerceu as funções de “Chief Executive Officer” da Galp Energia e presidente do conselho de administração da Petrogal, Gás de Portugal, Transgás e Transgás-Atlântico.

Em 2004, António Mexia foi nomeado Ministro das Obras Públicas, dos Transportes e das Comunicações do 16º Governo Constitucional.

Entre 1999 e 2002, António Mexia exerceu funções de presidente da Associação Portuguesa de Energia e foi ainda membro da Comissão Trilateral, de 1992 a 1998, vice-presidente da Associação Industrial Portuguesa e presidente do conselho geral da Ambelis, bem como representante do Governo Português junto da União Europeia no grupo de trabalho para o desenvolvimento das redes transeuropeias.

Em Março de 2006 foi nomeado “Chief Executive Officer” da EDP-Energias de Portugal.​

Miguel Nuno Simões Nunes Ferreira Setas

Diretor Presidente da EDP Energias do Brasil e vice-presidente do conselho de administração da EDP Energias do Brasil.

Iniciou a sua carreira como consultor na McKinsey & Co e está ligado ao setor da energia desde 1998. Ingressou no Grupo EDP em 2006. Foi Administrador da EDP Comercial, da EDP Inovação, da Portgás e da Fundação EDP. No Grupo Galp Energia foi Diretor de Marketing Estratégico e Administrador da Lisboagás. Foi ainda Administrador da CP - Comboios de Portugal e presidente da CP Lisboa.

Na área acadêmica, formou-se em Engenharia Física e fez o Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de computadores no Instituto Superior Técnico, em Lisboa. Em 1996, fez MBA na Universidade Nova de Lisboa.​

Miguel Stilwell de Andrade

Concluiu um M.Eng com Distinção em Engenharia Mecânica pela Universidade de Strathclyde (Glasgow, Escócia) e um MBA pelo MIT Sloan (Boston, E.U.A.). Iniciou a sua carreira no UBS Investment Bank, em Londres, Reino Unido, onde trabalhou principalmente na área de fusões e aquisições em vários projetos em países da Europa, incluindo Portugal, bem como no Japão, Tailândia e Brasil. Viveu entre 1994 e 2003 sucessivamente na Escócia, Itália, Inglaterra, Portugal e EUA. Integrou a EDP em 2000 na área de Estratégia e Desenvolvimento Corporativo / M & A da EDP Energias de Portugal (Acionista Controladora da Emissora 51%) (“EDP”) assumindo o cargo de Diretor responsável da área, de 2005 a 2009. Nesta área dirigiu e coordenou as operações de aquisições e desinvestimentos da EDP e de várias operações de mercado de capitais. Entre as principais operações incluem-se a aquisição de várias empresas de renováveis que deram origem à EDP Renováveis, a aquisição da Hidrocantábrico, várias fases da reprivatização da EDP, o aumento de capital da EDP em 2004, a OPV da EDP Energias do Brasil em 2005 e a OPV da EDP Renováveis em 2008. Foi membro do Conselho de Administração da EDP Distribuição Energia, de Janeiro 2009 a Fevereiro 2012 bem como Administrador da EDP Inovação, da EDP Ventures, da EDP Gás Distribuição e presidente do InovGrid ACE. Em 2012 foi nomeado Presidente da EDP Comercial, bem como Conselheiro Delegado e Vice-Presidente da Hidroeléctrica del Cantábrico e da Naturgas Energia. Em 2014 foi designado Presidente da EDP Soluções Comerciais e em 2015 é nomeado membro do Conselho da Câmara de Comércio Hispano Portuguesa, em Espanha. Foi eleito para membro do Conselho de Administração Executivo da EDP em fevereiro de 2012.​

João Manuel Veríssimo Marques da Cruz

Conselheiro de administração


Nasceu em 23 de Maio de 1961. Licenciado em Gestão pelo ISE – Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa (1984), MBA de Gestão na Universidade Técnica de Lisboa (1989) e Pós-graduação em Marketing e Gestão de Linhas Aéreas pela IATA – International Air Travel Association e Bath University – UK (1992).

Entre 1984 e 1999 assumiu na TAP Air Portugal várias funções, tendo sido nomeadamente Director-Geral.

Entre 1997 e 1999 assumiu o cargo de Administrador na TAPGER.

Entre 2000 e 2002 foi Administrador da EMEF e em outras Companhias do grupo CP.

De Dezembro de 2002 a Fevereiro de 2005 assumiu funções de Presidente da Comissão Executiva da Air Luxor.

Entre 2005 e 2007 foi Presidente do ICEP Portugal.

Em 2009 foi nomeado Presidente do Conselho de Administração da CEM – Companhia de Electricidade de Macau.

É membro do Conselho de Administração da EDP Internacional desde Março de 2007.​

Pedro Sampaio Malan

Conselheiro independente de administração

Malan é membro dos Conselhos de Administração das empresas Globex-Ponto Frio; EDP no Brasil; OGX Petróleo e Gás Participações S.A.. Membro do Conselho Consultivo da ALCOA. Membro do Conselho Curador da International Accounting Standards Committee Foundation. Ex-Presidente do Conselho de Administração do Unibanco. Professor do Departamento de Economia da PUC do Rio de Janeiro. Ministro da Fazenda do Brasil de 1995 a 2002. Presidente do Banco Central do Brasil de 1993 a 1994. Consultor Especial e Negociador-chefe para Assuntos da Dívida Externa - Ministério da Fazenda de 1991 a 1993. Diretor Executivo do Banco Mundial de 1986 a 1990 e de 1992 a 1993.

Na área acadêmica, é formado em Engenharia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1965, com Ph.D. em Economia pela Universidade de Berkeley,Califórnia.​

Francisco Carlos Coutinho Pitella

Conselheiro independente de administração

Pitella é presidente do Conselho de Administração e diretor geral da Juruena Participações e Investimentos S.A. e presidente do Comitê de Investimentos do Energia PCH Fundo de Investimento em Participações. É membro do Conselho de Administração da Cia. de Tecidos Norte de Minas – COTEMINAS, é o representante no Brasil das tradings Marc Rich Investment AG, Stratton Metals LTD e Trafigura AG na importação e exportação de minérios e metais.

Foi diretor de Relações com Investidores da GTD Participações S.A. Foi membro dos Conselhos de Administração e Fiscal da EDP Escelsa e da Enersul. Foi diretor geral para a América do Sul das tradings AIOC Corporation e Marc Rich Investment AG. Foi diretor da Vale do Rio Doce Alumínio S.A. - ALUVALE e membro dos Conselhos de Administração das empresas Valesul Alumínio S.A. e Mineração Rio do Norte S.A. e dos Conselhos Consultivos da Albras - Alumínio Brasileiro S.A. e da Alunorte - Alumina do Norte do Brasil S.A.

Na área acadêmica, é formado em Engenharia Civil pela Escola Nacional de Engenharia da UFRJ.​

Modesto Souza Barros Carvalhosa

Carvalhosa é também membro do Conselho Curador da Universidade Federal de São Carlos e da Fundação Padre Anchieta, do Conselho de Administração da Companhia Melhoramentos de São Paulo e da Câmara de Arbitragem da Bolsa de Valores de São Paulo. Foi professor de Direito Comercial da USP, consultor jurídico da Bolsa de Valores de São Paulo, presidente do Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seção São Paulo e membro da Comissão Constitucional da OAB.

 

Na área acadêmica, é formado em Direito pela Universidade de São Paulo e doutor de Direito Comercial e Econômico pela USP.​​

Juliana Rozenbaum Munemori

Juliana acumulou 13 anos de experiência em Sell Side Equity Research, com foco primordial em empresas do setor de consumo e varejo. Desde julho de 2013, é membro do Conselho de Administração da Arezzo&Co e Coordenadora do Comitê de Estratégia. Desde junho de 2016, é membro efetivo independente do Conselho de Administração da Duratex S.A, além do Comitê de Auditoria e Gerenciamento de Riscos e do Comitê para Avaliação de Transações com Partes Relacionadas. Na Lojas Renner S.A. é membro Independente do Conselho de Administração desde abril de 2017  alem de membro do Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos. Passou por algumas instituições financeiras entre 2000 e maio de 2013, mas primordialmente no Itau BBA. Entre 2013 e 2017, atuou como consultora em projetos de consumo e varejo do Investment Banking do Itaú BBA. Também faz parte do Conselho Consultivo da Uatt, empresa de Empreendedores Endeavor, organização da qual é mentora ativa. Anteriormente, atuou como economista no Buy Side de instituições como JGP, Pactual e Icatu. Ao longo dos anos foi várias vezes premiada pela Institutional Investor por sua cobertura dos setores de varejo e bens de consumo. Graduada em Economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e detém a designação CFA.​